São Paulo, quinta-feira, 17 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fãs de música encontram paraíso nas lojas de segunda mão de Prenzlauer

DA ENVIADA ESPECIAL A BERLIM

Foi nos anos 80, em uma banquinha de rua, que o casal Lutz e Sylvia Müller começou a vender discos, fitas cassete e livros de segunda mão.
"Quando chovia era terrível. A gente tinha de recolher tudo correndo e acabava estragando a mercadoria", diz Lutz, 46. Com um pé-de-meia formado depois dos anos como vendedores ambulantes, em 1991 eles abriram a Da Capo (www.da-capo-vinyl.de) em Prenzlauer. Anos depois, a loja mudou de rua, mas não de bairro. E hoje atende na Kastanienallee, número 96.
Lutz faz questão de ressaltar que a dona é Sylvia, mas é ele quem recebe a reportagem da Folha e tenta se fazer entender num inglês um tanto tímido e um tanto truncado, dividindo a atenção entre a repórter, o papo com um amigo e uma cervejinha gelada -ou seria quente?- atrás do caixa. O sebo não é o primeiro no bairro. Nem o mais completo. Mas, com certeza, é o menor e um dos mais charmosos.
Pelos corredores estreitos, as estantes da sala principal são lotadas de vinis e fitas cassete, enquanto as paredes e o teto são cobertos de cima abaixo com instrumentos, fotografias e álbuns de bandas famosas, e os fundos são repletos de livros, tudo de segunda mão.

Passe horas garimpando
Se estar rodeado de tanta mercadoria dificulta a locomoção, também deixa fácil a missão de encontrar um presente que agradará em cheio colecionadores e apaixonados por qualquer tipo de música.
Para os fãs do hard rock, trabalhos da banda australiana AC/DC durante e depois do vocalista Bon Scott estão entre os mais procurados.
Para os admiradores dos primórdios do punk rock, dá para encontrar discos de Iggy Pop desde que ele, então um garoto, lambuzava o corpo de manteiga de amendoim e rolava em cima de cacos de vidro nos pioneiros Stooges.
A loja reserva bastante espaço para a música eletrônica, em especial a alemã. Nessa leva, tem a lendária -e pioneira- Kraftwerk, formada em meados dos anos 70.
Pelos estreitos corredores da Da Capo dá ainda pra se divertir entre álbuns da pouco lembrada Status Quo, da doidinha Janes Joplin, dos donos de "Hotel California" Eagles, da punk rock boca-suja Circle Jerks e do que mais for do gosto do freguês. (PPR)


DA CAPO
Kastanienallee 96, Prenzlauer Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 11h às 19h, e aos sábados, das 11h às 16h
Tel.: 00/xx/49/30/448-1771



Texto Anterior: Marco alemão: Salsichas octogenárias no subsolo de metrô apetitam
Próximo Texto: Marco alemão: Mercado de pulgas é atração dos domingos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.