São Paulo, quinta-feira, 17 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inscrições, comuns na Roma antiga, ainda permeiam detalhes pelas ruas

DO ENVIADO ESPECIAL A ROMA

Para muitos artistas gráficos, Roma representa infinitas oportunidades. As inscrições presentes em quase todos os monumentos da Roma antiga foram a base para a criação do desenho dos alfabetos usados até hoje em todo o Ocidente.
A estética das letras é bonita e elegante. As serifas triangulares e as hastes com variação de espessura criam o movimento e o relevo necessários para uma leitura agradável.
A coluna de Trajano é um bom exemplo. Inaugurada em 113 d.C., comemora as vitórias do imperador. Na base estão as letras. Em uma espiral que sobe em torno da coluna, relevos detalham batalhas e conquistas.
A prática de escrever na pedra não estacionou na antigüidade. Na parte mais nova da cidade também encontramos muitas inscrições. Nos nomes das ruas, nas fachadas dos edifícios e nas publicidades dentro do metrô.
É possível traçar um roteiro a partir da dupla "arte e história", que não serve apenas para o uso designers e artistas, mas também para a contemplação. (MF)


Texto Anterior: Coliseu, Fórum e Pantheon guiam passeio pela Antigüidade
Próximo Texto: Cenário romano: Desvende o castelo no caminho ao Vaticano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.