São Paulo, segunda-feira, 18 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo tenta salvar espécies

DA ENVIADA ESPECIAL

A diversidade da flora e da fauna nativas da região de Puerto Iguazu não comove tanto os brasileiros, acostumados a uma grande biodiversidade, mas impressiona pela preservação.
O Parque Nacional Iguazu sofre com o "efeito ilha" -a exploração das áreas ao redor da reserva. Para evitar isso, o governo está aos poucos comprando terrenos nas margens do parque para implantar sistemas de preservação ambiental. Apesar de também sofrer com a extração e a caça furtivas, o parque concentra mais de 2.000 espécies vegetais (300 delas utilizáveis pelo homem), incluindo palmiteiros, um dos principais alvos da extração clandestina.
Existem mais de 340 espécies de aves, 40 de mamíferos, 60 de répteis, 12 de anfíbios, 18 de peixes e cerca de 700 de borboletas. Alguns animais estão seriamente ameaçados de extinção, como as jaguatiricas e os pumas. (FM)




Texto Anterior: Lado A: Reforma dá mais opções a Iguazu
Próximo Texto: Lado B: Bolso cheio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.