São Paulo, segunda-feira, 18 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ira de deus teria criado catarata

DA ENVIADA ESPECIAL A PUERTO IGUAZU

Os índios guaranis que habitaram a região de Puerto Iguazu deixaram como legado o mito de Naipi e Tarobá, que trata da formação da Garganta do Diabo a partir da história de duas tribos rivais que habitavam a mata próxima às cataratas: os guaranis m'byas e os caingangues.
Os guaranis acreditavam que o mundo era governado por M'Boi, um deus em forma de serpente que morava dentro do rio, e prometeram a ele a bela Naipi. Na noite do sacrifício da jovem, Tarobá, seu namorado proibido, da tribo inimiga dos caingangues, fugiu com a moça em uma canoa.
Quando soube disso, M'Boi ficou furioso, penetrou nas entranhas da terra, retorcendo seu corpo, e produziu uma enorme fenda que formou a Garganta do Diabo.
Naipi foi transformada em uma rocha e Tarobá, em uma palmeira à beira do abismo. Segundo o mito, quando venta, a palmeira se dobra para que suas folhas toquem a rocha de Naipi.
(FERNANDA MENA)


Texto Anterior: Lado B: Bolso cheio
Próximo Texto: Passeios em Iguazu estimulam adrenalina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.