UOL


São Paulo, segunda-feira, 19 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Garota Bode Rei já levou uma chifrada

DO ENVIADO ESPECIAL

A estudante Ivonara Veruska de Farias Sousa, 16, derrotou 20 candidatas e foi eleita a garota Bode Rei 2003. Ela vai acompanhar o Bode Rei em seu desfile no ginásio e em carro aberto por Cabaceiras.
"Não tenho palavras para descrever a minha emoção. Ganhar o concurso foi tudo de bom", diz a garota, que já está ensaiando, um pouco amedrontada, com o Bode Rei de 2002.
"Meu medo é porque, no ano passado, fui chifrada na perna por esse mesmo bode, quando levava outro animal na frente. Ele se soltou da corda e me feriu. Mesmo assim terminei o desfile", diz.
A garota tem mais uma semana para ensaiar e diz que o mais difícil é fazer o bode andar.
Ivonara, que brincava com cabritos quando era criança, não gosta de carne de bode, mas não dispensa uma boa buchada. "Também tomo leite de cabra."
O modelito que vestirá na festa, feito com couro do animal, foi confeccionado na cooperativa Arteza, no distrito cabaceirense de Ribeira. Trata-se de colete, minissaia, chapéu e botas. "Acho a festa muito importante, pois dá valor ao que é da terra", diz.
Estudantes locais também deram sua contribuição para a festa do Bode Rei. Alunos dos ensinos fundamental e médio fizeram um levantamento de expressões e ditos que fazem referência ao bode. Surgiu o "vocabodário" -coletânea com essas frases (veja quadro na pág. F4).
"Os alunos da zona rural começaram a identificar frases que passavam despercebidas e que são ligadas à cultura local", explica Fernando Ivo, assessor de imprensa da prefeitura. (AP)


Texto Anterior: Banquete "bodisíaco" inclui pizza
Próximo Texto: Na Paraíba, forró embala o bumba-meu-bode
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.