UOL


São Paulo, segunda-feira, 19 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na Paraíba, forró embala o bumba-meu-bode

DO ENVIADO ESPECIAL A CABACEIRAS (PB)

Já que o bode é o rei da festa, a Cia. Cultural de Cabaceiras, conjunto de teatro e dança formado por 20 estudantes dos ensinos fundamental e médio da escola estadual da cidade, entrou no ritmo e criou o bumba-meu-bode, considerado hoje uma manifestação cultural típica de Cabaceiras.
Durante a festa do Bode Rei, a companhia percorre a cidade cantando e dançando. No lugar dos tambores e pandeirões do bumba-meu-boi, entram a sanfona, a zabumba e o triângulo, instrumentos tradicionais de forró. Uma banda de pífanos também acompanha o grupo.
A história é parecida com a do bumba-meu-boi, mas alguns personagens são diferentes. Entram as figuras do Bode, da Burrica, do Jaraguá (espécie de dragão) e da Ema (ave típica da região do Cariri). Os condutores são Bastião, Catirina, as Cabritas e os Santos Musgueiros, músicos populares em festas religiosas do interior da Paraíba.
Com cores alegres, o figurino é no estilo matuto. Entre os temas tocados, há o "Hino do Bode Rei", composto por Jonas Pedro Mariano, do grupo de forró Os Filhos do Nordeste.
As apresentações do bumba-meu-bode acontecem todos os dias no ginásio e no arraial.
Segundo Simorion Matos, 50, consultor da Cia. Cultural de Cabaceiras, a trupe pretende reafirmar com o folguedo a criação do bode, tendência natural, já que a região sofre com a defasagem hídrica e a pouca pastagem.
"É também uma oportunidade para os jovens descobrirem seus talentos", diz Noberto Castro, chefe da Divisão de Cultura da Prefeitura de Cabaceiras.

Museu
O Museu Histórico-Cultural dos Cariris Paraibanos, no centro da cidade, será reinaugurado para a festa do Bode Rei. A instituição tem um acervo sobre o bode, de desenhos do seu ancestral, o íbex, a tipos variados de peles.
(AUGUSTO PINHEIRO)


Texto Anterior: Garota Bode Rei já levou uma chifrada
Próximo Texto: Couro de caprino vira brinco, bolsa e roupa
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.