UOL


São Paulo, segunda-feira, 19 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Economia aproveita até o "berro" do animal

DO ENVIADO ESPECIAL

Todo o festejo em torno do bode na cidade de Cabaceiras tem como objetivo incentivar a caprinovinocultura (bodes e carneiros) na região, que já responde por 50% da economia local.
"O Nordeste está despertando para essa cultura", diz o prefeito Arnaldo Jr. "A criação de bode hoje é fundamental para o desenvolvimento da região. É um caminho de ocupação e geração de renda. Do animal se aproveita a pele, a carne e o leite."
A preferência pelo bode se explica por sua resistência aos períodos de seca, o que não acontece com o gado.
A cidade conta com uma usina de leite de cabra que, segundo a prefeitura, distribui diariamente 250 litros do produto para famílias carentes e ainda colabora com a merenda escolar.
"Aqui em Cabaceiras a gente diz que aproveita até o berro do bode", afirma Márcia Truta, diretora de turismo da prefeitura.
A carne dos rebanhos é consumida pela população local. O couro vira artesanato com apoio da Arteza (Cooperativa dos Curtidores e Artesãos de Couro do Distrito de Ribeira).
A utilização de uma planta, o angico, para curtir o couro, também resultou em um projeto de reflorestamento da espécie vegetal e de educação. (AP)


Texto Anterior: Couro de caprino vira brinco, bolsa e roupa
Próximo Texto: Turista recorda cenas de "O Auto da Compadecida"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.