UOL


São Paulo, segunda-feira, 19 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Turista recorda cenas de "O Auto da Compadecida"

DO ENVIADO ESPECIAL

Cabaceiras foi cenário para a minissérie (depois transformada em filme) "O Auto da Compadecida", exibida em 1998 na TV Globo - uma adaptação da obra homônima do escritor paraibano Ariano Suassuna.
Em um passeio pela cidade, é possível identificar a igreja onde se passam várias cenas da história. A matriz de Nossa Senhora da Conceição foi construída em 1700 por escravos -quando ainda era capela- e reconstruída em 1735.
As locações na igreja foram apenas externas. As cenas de interior foram gravadas no Projac (estúdio da TV Globo no Rio), como explica Márcia Truta, diretora do Departamento de Turismo e Comunicação Social da prefeitura. Ela mesma foi uma entre os 90 figurantes locais que participaram das gravações.
É na frente da igreja que João Grilo (interpretado por Matheus Natchergaele) leva um tiro de um cangaceiro e morre.
Na parte de trás da matriz, ainda há a pintura de Nossa Senhora feita especialmente para a minissérie pela equipe de cenografia da TV Globo.
"Como a história se passa na década de 30, as ruas calçadas aparecem na minissérie cobertas de barro e cascalho", explica Márcia.
Próxima à igreja, está a casa que serviu de camarim para os atores que passaram pela cidade, como Selton Mello, Denise Fraga, Diogo Vilela e Marco Nanini.
Outras locações usadas estão na rua Francisco Firmino de Castro e nas praças centrais da cidade, onde estão as casas que serviram como padaria e residência do padeiro (interpretado por Vilela).
A minissérie foi tão importante para o município que fotos dos bastidores das gravações ganharam uma sala no Museu Histórico-Cultural dos Cariris Paraibanos. Até hoje o evento é lembrado quando se trata de divulgar o turismo na região.
Os belos cenários naturais do município se reproduzem no longa-metragem "O Auto da Compadecida".
As imensas rochas arredondadas do lajedo de Pai Mateus, uma das principais atrações turísticas, aparecem quando o cangaceiro Severino (Marco Nanini) combina um ataque à cidade. (AP)


Texto Anterior: Economia aproveita até o "berro" do animal
Próximo Texto: Hotel privilegia culinária local
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.