São Paulo, quinta-feira, 20 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NÃO DEIXE DE...

PROVAR UMA INCA KOLA
Todo peruano sugere ao visitante que ele prove o refrigerante gasoso do país. Dizem sempre, muito orgulhosos, que a Coca-Cola não conseguiu ganhar a liderança de mercado e, assim, foi obrigada a se render e comprar a Inca Kola. Amarelo fluorescente, o refresco é bastante doce, tem como principal ingrediente a erva-cidreira e lembra as sodas feitas de maçã.

TOMAR UMA CUSQUEÑA
A cerveja peruana é uma pilsen, assim como as cervejas brasileiras comuns. Tem um sabor amarguinho bom e é bem leve. Como vem de Cusco, um brinde lá tem sabor especial. A outra cerveja local é a Cristal, mais leve ainda, sem amargo e mais encontrada como chope.

TOMAR SUCO DE MORADA
Esse milho preto não é propriamente um milho, mas sim uma mutação do vegetal. Se ninguém dissesse que é de milho, o suco poderia passar como sendo de frutas vermelhas -não tem, portanto, nada a ver com o suco de milho verde. Também prove os caramelos de morada -vendidos em qualquer bar-, que têm gosto de bala de amora.

COMER BARRA DE KIWICHA
Encontrado abundantemente em Cusco, esse lanche é uma espécie de ancestral inca da barra de cereais -ao menos é o que dizem os cusquenhos. Tendo a kiwicha - cereal pequeno, que parece ovas de peixe- como base, leva outros grãos, castanhas e uvas passas e sacia a fome.

BEBERICAR UM PISCO SOUR
Drinque de pisco -aguardente de uva- suco de limão, claras de ovos batidas e amargo de angostura, é o orgulho nacional e motivo de infindáveis lamentações dos peruanos, que sempre se queixam de os chilenos proclamarem o pisco como produto do Chile. É preciso cuidado com os efeitos do pisco sour, que, por ser refrescante, às vezes não dá pistas de seu teor alcoólico.

COMER UM MILHO COZIDO
No caminho do trem de Cusco a Machu Picchu, no mercado de Cusco e em qualquer esquina, mulheres oferecem pela janela milho "sancochado", como eles chamam o milho cozido. A graça aqui é que os grãos de milho são gigantes e bem branquinhos. Um delicioso lanche peruano.

SORVER CHÁ DE COCA
Todo mundo recomenda o chá para combater o mal da altitude e todo mundo oferece a infusão aonde quer que se vá. Ele tem gosto de chá verde, mas um pouco mais amargo. Os mais radicais podem mastigar as folhas, que devem ser arrumadas e colocadas na bochecha. Há ainda a opção do pó de folha de coca, que deve ser misturado com água. Tem um gosto mais forte do que o do chá.

Texto Anterior: Achados peruanos: Espiga é cozida ou tostada e, ainda, pode virar suco
Próximo Texto: Achados peruanos: Machu Picchu impressiona por estar dependurada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.