São Paulo, quinta-feira, 20 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GLOSSÁRIO DA LÃ


Fio feito a partir de pêlo de animais, como ovelhas e cabras. Gera tecido confortável, isolante térmico, que amassa pouco e absorve a umidade. Veja diferenças entre os tipos de lã. O Peru concentra a produção de vicunha, alpaca e lhama.

Vicunha
É a fibra mais cara, por ser finíssima e resistente. A produção da fibra é quase toda exportada. Mas é possível encontrar artigos no Peru.

Alpaca
Aparentada da vicunha -é um camelídeo, como a lhama e o camelo-, produz lã lustrosa, fina. Os produtos de alpaca são macios e têm filamentos longos. É mais refinada que a lã da lhama.

Lhama
Antigamente, a lhama produzia fibras de alta qualidade, mas a mescla de rebanhos gerou queda da qualidade, que vem sendo recuperada aos poucos. É possível, no entanto, encontrar artigos produzidos com seus pêlos, fiados ou não, em chapéus e tapetes.

Ovelha
É o tipo mais comum. A qualidade varia de acordo com a raça. A espanhola merino é tida como a melhor. Outra lã célebre é a caracul ou astracã, de origem asiática.

Angorá ou mohair
Designa lã de cabra ou coelho de uma região turca. Os pêlos são longos, lustrosos e resistentes, gerando um fio que lembra o da seda.

Cashmere
Provém de cabras da Caxemira. É cara por ser fina e macia, especialmente se for de animais himalaios.

Texto Anterior: Alpaca é revista por estilistas em criações de moda
Próximo Texto: Achados peruanos: Costa norte procura sua vocação em ruína arqueológica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.