São Paulo, quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONTAGEM REGRESSIVA

Personagens guiam passeio pela cidade

Na hora de fazer as malas, deixe espaço para os livros em que as ruas cariocas aparecem como cenário

DA REDAÇÃO

A máxima de que ler é uma forma de viajar sem sair do lugar pode muito bem ter nascido de um leitor apaixonado por Machado de Assis.
Mesmo quem nunca foi ao Rio de Janeiro, ao ler o escritor faz duas viagens: uma à cidade e outra no tempo. Ao acompanhar a história de Bentinho e Capitu em "Dom Casmurro" (1899), por exemplo, o leitor pode faz um passeio até a Lapa.
"Cheguei aos Arcos, entrei na rua de Matacavalos. A casa não era logo ali, mas muito além da dos Inválidos, perto da do Senado", conta um trecho, cuja primeira referência é da atual rua Riachuelo.
Ou subir até o Corcovado pegando carona em um dos sonhos de Capitu. "Quando me perguntava se sonhara com ela na véspera, eu dizia que não, ouvia-lhe contar que sonhara comigo, e eram aventuras extraordinárias, que subíamos ao Corcovado pelo ar, que dançávamos na lua [...]".
Com "Memórias Póstumas de Brás Cubas" (1881) dá para passear pelo centro: "No dia seguinte, mandei que a sege me esperasse no largo de São Francisco de Paula, e fui dar várias voltas". Ou acompanhar o batismo do finado: "[...] batizei-me na Igreja de São Domingos, uma terça-feira de março [...]".
Quem for hoje à igreja de mesmo nome na rua José Higino, na Tijuca, não estará no ambiente da cena. A que é citada pelo personagem foi construída em 1791, na praça Tiradentes, mas demolida em 1942.
No mesmo livro há citações da praia de Botafogo, do teatro São Pedro, da rua do Ouvidor e da capela do Livramento. Prova de que, para experimentar um roteiro diferente, na próxima visita à cidade vale muito levar à tiracolo um livro de Machado. (PRISCILA PASTRE-ROSSI)


Texto Anterior: Rua do Ouvidor é eixo de roteiro pela vida do escritor carioca
Próximo Texto: Contagem regressiva: Escolha onde fazer sua ceia no Rio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.