São Paulo, quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DE VOLTA AO FUTURO

Aquário poderia ser mais didático sobre a fauna local

Peixes que habitam mares guarujaenses, como robalos-flecha e garoupas-verdadeiras, roubam a cena

DO ENVIADO ESPECIAL AO GUARUJÁ

"-Mãããe, olha um Nemo!" A criançada fica embasbacada diante do peixe-palhaço, que nem de longe é nativo do mar que banha o Guarujá. E o folheto exagera -até parece história de pescador-, afirmando que o Aqua Mundo (www.aquarioguaruja.com.br) é "o maior aquário da América do Sul".
Na av. Miguel Estefno, 2.001, na praia da Enseada, esse aquário particular, cuja entrada custa R$ 20, tem méritos, mas é algo acanhado, embora alardeie ter, em 35 tanques, "mais de 300 espécies preservadas em seus habitats naturais!"
Logo na entrada, uma área é dedicada a peixes amazônicos e de água doce. Não que não seja interessante ver pirarucus, pacus e piranhas gigantescos, além de jacarés, cobras e lagartos. Mas é ao mostrar peixes e animais marinhos que habitam o mar da região que esse aquário acaba sendo mais didático.
Sim, há inúmeros pingüins trazidos do Sul pela correnteza para fazer a alegria das crianças. E também um belo leão-marinho adulto -muito ativo e interativo para um tanque que parece relativamente pequeno.
Entre as espécies da fauna local, há tubarões-lixa, cações, raias e imensos robalos-flecha, peixes que podem medir até 1,4 m e pesar 24 kg. Idem garoupas-verdadeiras, que habitam fundos rochosos e que podem viver 50 anos e pesar até 30 kg. Moréias, lagostas e budiões também chamam a atenção; idem o estande sobre os minigolfinhos da espécie franciscana, em perigo de extinção. (SC)


Texto Anterior: Pratos de gosto clássico são destaques da culinária local
Próximo Texto: De volta ao futuro: Urbanização planejada da ilha remonta ao século 19
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.