São Paulo, quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Farmacêutico reuniu coleção de 300 fotografias

DA REDAÇÃO

Toda cidade tem aquele morador apaixonado, colecionador de fatos curiosos e contador de histórias do lugar.
Pergunte para quem freqüentou o Guarujá nos anos 60 sobre alguém com essas características e provavelmente ouvirá uma resposta como "o seu Oswaldo, da farmácia!"
Bicho de pé, pisada em ouriço, garganta inflamada, cólica, enjôo, indisposição de estômago? Todo mundo corria à farmácia do seu Oswaldo, que ficava embaixo do edifício Pernambuco, na Mário Ribeiro.
Oswaldo Cáfaro, que morreu há dois anos, aos 95, não era só famoso por resolver as emergências dos enfermos mas também por ser um inveterado colecionador de fotos. Imagens que, hoje, podem ajudar a contar a história do Guarujá. A família planeja doar o acervo de fotos, com mais de 300 registros, a um museu.
Foi com os turistas estrangeiros que iam ao Guarujá aos montes, principalmente no começo dos anos 40 -quando o jogo ainda era legalizado na cidade-, que Oswaldo começou a coleção. "Os gringos gostavam de tirar fotos e fazer cartões-postais com elas. Muitos acabavam mandando de presente para o meu avô", conta o neto caçula, Ricardo Cáfaro.
Mas a herança deixada por seu Oswaldo ao neto tem mais raridades. Guardo comigo fichas e cartas de baralho do antigo cassino", diz. As histórias das fotos e dos objetos foram passadas de avô para neto entre pães e capuccinos. "Tomávamos café da manhã juntos."
Entre as histórias que o palmeirense -que virou santista só para conquistar o coração da amada- gostava de repetir, estavam boatos de época, como os que envolviam confidências entre Santos Dumont e a cantora lírica Bidu Sayão. "Nessa hora, uma das frases que ele mais gostava de repetir era: "hum... aí tinha!'", conta o Ricardo. (PPR)


Texto Anterior: De volta ao futuro: Autor de livro desfia história remota e recente da cidade
Próximo Texto: De volta ao futuro: Infância era descalça e com famosos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.