São Paulo, segunda-feira, 21 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BALEIA À VISTA

Mar nos arredores de Florianópolis assume múltiplas cores

Descubra qual é a sua praia na ilha de Santa Catarina

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Descubra a sua praia na ilha de Santa Catarina -uma ilha oceânica de 424 km2-, cujo litoral do leste e do sul, voltado para os confins do Atlântico, tem um mar azul-montanha, mesclado com verde. Ali quebram as ondas preferidas pelos surfistas, em praias como Joaquina, Campeche, Moçambique e Armação.
Já nas praias que recebem os ventos cálidos do norte e do nordeste, as águas, transparentes, são mais quentes. Em Ingleses, Brava, Canasvieiras e Jurerê, o mar pode ficar verde-esmeralda.
No Pântano do Sul fica uma das praias mais distantes (31 km do centro), com seu núcleo pesqueiro e reservas arqueológicas (sambaquis). A praia é piscosa e, exceto pelo restaurante Arantes, tem fraca infra-estrutura.
Na praia da Armação, que também tem sítio arqueológico, uma ponta avança mar adentro como a desmarcar a antiga estação de pesca das baleias e, ainda hoje, abriga uma colônia de pescadores. A praia do Campeche -"Camp des Pecheurs", segundo Saint-Exupery, que ali descia nos tempos heróicos do "Correio Sul", quando cruzava o Atlântico em direção aos Andes- é praia selvagem, cheia de dunas, e tem mar bravo.
Como que a dividir o sul do norte da ilha, a lagoa da Conceição, com boa infra-estrutura, vários hotéis e restaurantes, se impõe como atração de Florianópolis. Suas águas são calmas, ora escuras, ora esverdeadas, com alvas dunas. Pescadores em suas margens lançam tarrafas. Sua igrejinha de Nossa Senhora da Conceição foi erguida em 1750. Nos arredores, faz-se o artesanato mais característico da ilha: as rendas.
Próxima da lagoa da Conceição está a praia mais famosa, sede de campeonatos de surfe, a já citada Joaquina, que tem dunas onde se proibiu o avanço da especulação imobiliária. Ali estão plantados dois hotéis e inúmeros bares.
Na direção ao norte, uma estrada asfaltada leva à praia Mole, de areias fofas e águas revoltas, procurada por surfistas. Já a barra da Lagoa marca o início da grande praia de Moçambique, onde se localiza a maior colônia de pescadores de Florianópolis. Tem pequenos hotéis, bares e restaurantes. Perto dela está o povoado de São João do Rio Vermelho, ligado à imigração açoriana. Logo depois, na praia do Santinho, de águas frias, há um arrojado projeto de balneário.
A praia Brava é um complexo habitacional, que lembra Brasília. Em seguida, Ingleses, uma extensa praia com larga faixa de areia branca, dunas, águas tépidas -ótimas para nadar- com ondas regulares, frequentada por gaúchos e turistas do rio da Prata.
Em Florianópolis, a capital dos catarinenses, a herança açoriana ganha contornos especiais. A cidade tem cem praias catalogadas, com características variadas.

Você decide
A capital de Santa Catarina dista 712 km de São Paulo e quem deixa Florianópolis em direção ao sul ou ao norte percorre praticamente a mesma distância em território catarinense: cerca de 250 km. Caprichosa, a natureza encarregou-se de dotar cada um dos trechos com características próprias, tendo em comum o prazer que proporcionam as praias. (PRD)


Texto Anterior: Companhia de filhote dá mais graça a espetáculo
Próximo Texto: Atentado: Bali suscita debate sobre turismo e terror
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.