São Paulo, quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE-SE

Cidade enlouquece apreciadores de iguarias marítimas

Maior mercado de peixe do mundo domina comércio de frutos do mar em Tóquio e leiloa atum às 5h

DO ENVIADO ESPECIAL A TÓQUIO

Tóquio faz a alegria dos gourmets pescadores de iguarias marítimas e, hoje, a moda lá é a comida japonesa algo apimentada, modalidade que os toquitas qualificam de "japapeño".
Mas seu principal reduto gastronômico, o mercado de peixe Tsukiji (www.tsukiji-market.or.jp/youkoso/welcom-e.htm), na estação de metrô homônima, não é chique nem moderno -abre das 5h às 15h e fecha aos domingos.
Maior mercado do gênero no mundo, ocupa uma área de 21 hectares e comercializa 90% dos frutos do mar frescos -muitos deles se mexem- vendidos na capital.
O leilão de atum começa às 5h da manhã e acaba às 6h. Por isso, os restaurantes do entorno já servem sushi e sakê a essa hora da madrugada.
Assim, não é de se estranhar que no entorno do mercado haja restaurantes populares -e de qualidade- em profusão.
E a boa notícia: muitos deles abrem também aos domingos.
O mais divertido e concorrido deve ser o Sushizanmai (www.kiyomura.co.jp), onde, além do nome, os participativos sushimen ostentam na lapela o hobby: um gosta de poupar, outro de fazer carpintaria. Já a comida não é de brincadeira. Há de deliciosas sopinhas com caranguejos inteiros até sushi de mackrell "brulée", passado no fogo e de sabor amanteigado. (SILVIO CIOFFI)


Texto Anterior: Oriente-se: Após a Olimpíada, megalópole floresceu
Próximo Texto: Oriente-se: Do outro lado do rio, bairro homenageia cachorro Norakuro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.