São Paulo, segunda-feira, 22 de março de 2004 |
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Roteiros mesclam várias disciplinas
DA REPORTAGEM LOCAL
Cidades históricas de Minas Gerais - Muitas escolas visitam Ouro
Preto, São João del Rey, Congonhas do Campo, Tiradentes e Mariana para estudar o período colonial, com ênfase na Inconfidência
Mineira, na arquitetura da época,
na arte barroca de Aleijadinho e
nas obras literárias do período.
"Você sente um pouco do que
aconteceu na época", comenta
Marina Racz, 18, que foi à região
em 2002, quando estudava no
Stocklos. Alguns programas enfocam o impacto do turismo na economia local e estimulam o contato
com artesãos e moradores. Ilha do Cardoso - O parque estadual no litoral sul de São Paulo,
perto de Cananéia, permite o estudo de ecossistemas de manguezais
(berçário de diversas espécies),
onde é comum os jovens fazerem
guerra de mangue. Alguns programas incluem o contato com a
comunidade caiçara para conhecer seus hábitos e costumes e discutir o conceito de desenvolvimento sustentável. Muitos estudantes também visitam Iguape,
Cananéia e Ilha Comprida. Petar - Com cerca de 250 cavernas mapeadas, essa região ao sul
de São Paulo permite o estudo das
formações rochosas, o ecossistema da mata atlântica, com seus
micos-leões-dourados e palmitos,
e ciclos econômicos da região. Estudantes também podem estudar
história, pois a região foi desbravada por bandeirantes. "Foi um
local em que aprendi a conviver
com o ambiente", comenta Caio
Jundi Souza, 17, ex-aluno da Escola da Granja Viana. Brotas (SP) - Estudantes visitam
antigas fazendas de café para estudar o ciclo cafeeiro e o Centro de
Estudos do Universo (CEU), dotado de planetário e observatório.
Atualmente um pólo de prática de
esportes de aventura, o local permite a discussão do papel do turismo como atividade econômica e
como o setor pode se desenvolver
sem prejudicar o ambiente. Algumas escolas conjugam o estudo
do meio ao lazer e deixam os alunos praticarem esportes como
rafting, bóia-cross e rapel. Barra Bonita (SP) - As escolas
aprofundam ali as características
da bacia do rio Tietê, a navegabilidade e o desnível do curso do rio,
o gerenciamento de recursos hídricos e o funcionamento de uma
usina hidrelétrica. Também é discutida a poluição do rio que passa
por São Paulo. Parati (RJ) - Com apogeu nos séculos 17 e 18, quando saía do seu
porto o ouro que vinha de Minas
rumo à Europa, Parati conservou
seu casario colonial e virou patrimônio histórico nacional. Faz
parte de muitos roteiros o núcleo
de Picinguaba, onde se estuda
ecologia marinha e os ecossistemas do mangue, da praia arenosa,
da restinga e da mata atlântica. Limeira (SP) - Visita a antigas fazendas de café, com enfoque no
ciclo do produto no Oeste Paulista, e a produtores de novas culturas da região, como laranja. Itatiaia (RJ) - O mais antigo parque nacional do país tem rica variedade de espécies vegetais por
causa da diversidade de altitudes e
de solos, com destaque para os
ecossistemas de mata tropical e
campos de altitude. Tais diferenças interferem no clima local, que
muda rapidamente. Também pode-se aprofundar o papel de um
parque nacional e como esses locais são fiscalizados no Brasil. Vale do Paraíba (SP) - Municípios
como Bananal, Areias e Silveiras
viveram o auge e o declínio do ciclo do café, época que deixou fazendas, sobrados e estações de
trem. Outras cidades da região
têm indústrias modernas, permitindo que o aluno compare o antigo e o atual a partir da observação
e de entrevistas com moradores. Rio de Janeiro - Abordagem histórica da época em que a cidade
era capital do Brasil, visitando o
palácio do Catete, estudo de literatura na Biblioteca Nacional e do
relevo do Rio, com suas serras e
montanhas, percepção da mata
atlântica e, dependendo do programa, ida a uma peça de teatro. Parque Estadual Intervales - Perto de Ribeirão Grande (SP), região
tem relevo acidentado com mais
de 50 grutas e cavernas, além de
cachoeiras na mata atlântica. Brasília (DF) - Além de estudar a
história da construção da cidade e
da arquitetura de Oscar Niemeyer, alguns estudantes entrevistam políticos e visitam a Câmara
dos Deputados e o Senado. |
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