São Paulo, segunda-feira, 22 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Capitais aliam badalação a passeios na natureza

DA REPORTAGEM LOCAL

Entre as cidades alternativas a Porto Seguro para comemorar a formatura da oitava série ou do terceiro ano do ensino médio, têm aparecido na lista das preferências de escolas e alunos Bonito (MS), às vezes em roteiros que incluem o Pantanal, Fortaleza (CE) e Florianópolis (SC).
Para o dono da Quíron, Paulo Marcos R. Silva, as capitais cearense e catarinense têm um rígido controle de venda de bebidas alcoólicas para menores. Veja abaixo por que essas e outras cidades podem agradar aos formandos.
Algumas escolas aproveitam a viagem de formatura para inserir alguns tópicos disciplinares, mesmo que privilegiem o lazer. (MV)
 

Bonito e Pantanal (MS) - Com cachoeiras, grutas e lagoas cristalinas, Bonito é considerada por muitos um exemplo de cidade turística que consegue preservar seus atrativos naturais do turismo de massa por limitar o número de visitantes em determinados pontos de interesse. Ali é possível avistar peixes coloridos durante mergulhos e conhecer cachoeiras em caminhadas. O rio Formoso ainda é cenário de rafting e bóia-cross. No Pantanal, o destaque fica por conta da observação de animais como aves e jacarés.

Florianópolis (SC) - Caminhadas pela mata atlântica, mergulho, contato com descendentes de açorianos, conhecendo seu bordado, sua cerâmica e seu folclore, além da prática de esportes como arvorismo, rapel e snorkeling são algumas das atividades possíveis na capital de Santa Catarina. Muitas praias são freqüentadas por jovens, como a da Joaquina, cujas dunas servem para a prática de sandboard. A lagoa da Conceição é foco de baladas noturnas.

Fortaleza (CE) - Cada noite a badalação se concentra numa casa noturna, por exemplo, às segundas, todo mundo vai dançar forró e axé music no Pirata e, às quintas, a barraca do Chico do Caranguejo, na praia do Futuro, lota. De dia, praias próximas, como Cumbuco, proporcionam passeios de buggy pelas dunas e a prática do "esquibunda", no qual o turista desliza sentado numa prancha na areia e cai numa lagoa. Perto da capital fica o Beach Park, um parque aquático na praia.

Itacaré (BA) - Localizada entre Salvador e Ilhéus, a cidade ainda preservada do turismo de massa no litoral sul da Bahia possui praias despoluídas e é cenário de caminhadas na mata atlântica, pontuada por cachoeiras, rafting e passeios de canoa.

Ilha do Mel (PR) - A Reserva da Biosfera permite banhos de mar, caminhadas na mata atlântica e visita ao forte de Nossa Senhora dos Prazeres, com seus canhões. Passeios de barco permitem a observação de golfinhos. À noite, a moçada freqüenta luaus e bares em frente ao mar. Algumas escolas incluem na viagem Curitiba, Vila Velha e um passeio na estrada de ferro até Paranaguá.

Angra dos Reis e Ilha Grande (RJ) - Aqui também é possível caminhar pela mata atlântica, além de realizar passeios de escunas pelas enseadas e visitar a usina atômica de Angra, para quem quer aproveitar a deixa para também adquirir conhecimento.

Natal (RN) - Assim como em Fortaleza, a cidade oferece roteiros de buggy pelas dunas que podem ter emoção ou não, de acordo com a coragem do cliente de encarar manobras radicais. À noite, o forró rola solto nas casas noturnas. Perto dali, a praia da Pipa tem belas falésias e noitadas com música ao vivo.

Rio Quente Resorts (GO) - O resort de piscinas de águas quentes tem parque aquático com atrações radicais e programação noturna com bailes e danceterias.

Búzios (RJ) - De dia, é possível fazer passeios de escunas e visitar as praias; à noite, a balada acontece na rua das Pedras.


Texto Anterior: Polêmica, Porto Seguro se agita até as 5h
Próximo Texto: Curitiba: Festival de Teatro gera turismo temático
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.