São Paulo, quinta-feira, 22 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No fim da 2º Guerra, área foi o cenário do Dia D

História remonta aos celtas e aos romanos

DO ENVIADO À NORMANDIA

A belicosa história de Caen, capital da Baixa Normandia, remonta aos celtas e aos romanos e, depois deles, aos invasores viquingues, de origem nórdica. Liderados por Rollo e vivendo ali desde 911 d.C., esses viquingues pouco a pouco abandonaram a fúria guerreira.
Grupo industrioso, os viquingues construíram casas, mercados e cidades inteiras no estilo normando, misturando alvenaria e madeira.
Ao vencer a batalha de Hastings, em 1066, Guilherme (ou William), o Bastardo, ganhou nova alcunha: a de Guilherme, o Conquistador, redefinindo rumos da história ao se aliar aos nórdicos.
A Normadia (hoje dividida em Alta e Baixa Normadia) fica diante do canal da Mancha, que a separa da região das ilhas britânicas. Sua natureza é fértil, cortada pelo rio Sena, e a paisagem rural ainda remete ao passado.
William, duque da Normadia a partir de 1035, se tornou rei da Inglaterra a partir de 1066 -e a história dessa região seguiu seu curso.
Em 1450, a Normandia se tornou, afinal, território da França, não sem antes ter sido palco de disputas entre ingleses e franceses.
Empreendedores apesar da fama de prudentes, os normandos estiveram já no século 16 em lugares tão díspares como Terra Nova (Newfoundland), Índias e Brasil.
Plenamente integrado à França, o velho ducado foi dividido em regiões, em 1791, com a delimitação das áreas do Seine-Maritime, Eure, Orne, Calvados e Manche.

SÉCULO 20
Ocupado por tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o território normando ainda tem bunkers camuflados à beira-mar que, ironicamente, os locais chamam de "arquitetura germânica".
No fim da guerra, a Normadia, mais precisamente a área a uns 30 km a oeste de Deauville, foi cenário do Dia D, quando, em 6 de junho de 1944, os aliados liderados por tropas dos EUA desembarcaram sob fogo intenso para liberar a França do jugo nazi-fascista. (SC)


Texto Anterior: Honfleur revela origem do movimento
Próximo Texto: Arquitetura moderna marca Le Havre
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.