São Paulo, quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cosmopolita, jubarte é espécie presente em todo o mundo

DA ENVIADA À PRAIA DO FORTE (BA)

Também conhecida como "baleia corcunda" devido ao arco que se forma quando mergulha, a jubarte é uma das espécies mais encontradas no mundo. Cosmopolita, está presente em todos os oceanos e, como as demais baleias, é um animal migratório.
As jubartes do Atlântico sul que vêm ao Brasil passam o verão nas proximidades da Geórgia do Sul, ilha administrada pelo Reino Unido, onde se alimentam diariamente de toneladas de krill -pequenos crustáceos parecidos com minicamarões.
É somente durante esse período do ano que as baleias se alimentam. Elas ganham uma camada de gordura, armazenando energia para poderem sobreviver durante o resto do ano, quando chegam às águas tropicais brasileiras para se reproduzirem.
"As jubartes ficam por volta de quatro a cinco meses na Antártida, comendo para criar uma espessa camada de gordura que irá sustentá-las durante o resto do ano. Não há registro de baleias se alimentando em áreas de reprodução", afirma Clarêncio Baracho, 32, biólogo do Instituto Baleia Jubarte. (Juliana Calderari)


Texto Anterior: Mamíferos marinhos pululam na costa
Próximo Texto: Baleias aqui: Ver baleias é negócio em expansão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.