São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Konark abriga templo ao deus do Sol

NA ÍNDIA

Na região leste da Índia, próximo à baía de Bengala, está o templo do Sol, uma construção do século 13 que é das mais bonitas do país. O templo reproduz a carruagem na qual, segundo a crença local, Surya, o deus Sol, passeia pelo céu todos os dias.
Esse templo hindu, que fica na cidade de Konark, no Estado de Orissa, demorou 26 anos para ser construído, de 1238 a 1264, durante o reinado de Narasimhadeva.
Símbolos da região, as 20 rodas da carruagem, ricamente esculpidas, e as estátuas que mostram a dança carregada de erotismo do casal Shiva e Parvati são dedicadas à divindade que representa a consciência e a iluminação.
Alguns estudiosos dizem que as cenas eróticas das estátuas foram elaboradas com o intuito de agradar Indra, o deus do céu, que teria mil olhos e adoraria observar o casal nas posições do Kama Sutra.

Praias e arte
Também vale a pena visitar as praias da região, embora elas sejam um pouco poluídas. A dica é pegar um riquixá e ir a lugares mais afastados.
Orissa é um Estado conhecido pela sua arte, marcada pela profusão de detalhes, e pelas danças típicas. Um exemplo é a dança dos gotipuas, garotos que usam vestimentas femininas, pois as mulheres só podem dançar dentro dos templos, para as divindades.
A leste de Nova Déli, entre a capital indiana e Konark, fica Varanasi, a cidade por onde passa o rio Ganges, chamado de Maa Ganga, ou mãe Ganges. (FE)


Texto Anterior: Índia Multiface: Manali conduz a trilhas pelo Himalaia
Próximo Texto: Sabor à beira-mar: Camburi almeja ser pólo gastronômico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.