São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SABOR À BEIRA-MAR

Restaurantes locais investem em cursos e em festival para se firmar como referência no litoral norte

Camburi almeja ser pólo gastronômico

MARISTELA DO VALLE
ENVIADA ESPECIAL A SÃO SEBASTIÃO

A praia de Camburi, no município de São Sebastião, está se firmando como pólo de gastronomia do litoral norte paulista e tem se esforçado para garantir o título.
Alguns restaurantes têm driblado o mito de que vinho não é bebida de praia e têm patrocinado cursos e palestras sobre o tema para seus garçons ou fornecido material sobre o assunto para que eles estudem quando o movimento está baixo e, assim, tenham condições de orientar seus clientes (leia mais na pág. F9).
As casas da região também estão investindo num curso oferecido pelo Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), com o objetivo de oferecer qualidade máxima no atendimento ao cliente. "Se a satisfação do cliente chegar a 80%, para mim já está bom", comenta FrancoTomasin, proprietário do Tiê, um dos restaurantes que perseguem a meta.
Para garantir que seja referência em gastronomia, Camburi ainda manterá pelo menos um bom restaurante aberto a semana inteira mesmo na baixa temporada, quando normalmente as casas funcionam só de sexta a domingo.
O rodízio começou no festival Camburi Gastronômico, que termina nesta semana e que deve dar origem a um selo de qualidade com o mesmo nome do evento.
Esse selo seria uma espécie de garantia do padrão de qualidade da casa e teria o logotipo, de autoria do artista plástico Guto Lacaz, utilizado no festival, conta Valmir Maldonado Alexandrini, proprietário do Ogan, um dos sete restaurantes participantes do evento (veja lista e endereços de todos eles nesta página).
O tema do cardápio desta última semana do Camburi Gastronômico é a comida californiana, elaborado pela chef Corrin Wilkinson, procedente do Estado norte-americano e proprietária do restaurante Cantinetta. "Aproveitei receitas da minha família e inventei outras", disse ela à Folha.
Esta é a sétima semana em que um restaurante serve um cardápio elaborado especialmente para o evento.


Maristela do Valle viajou a convite da organização do festival Camburi Gastronômico.


Texto Anterior: Konark abriga templo ao deus do Sol
Próximo Texto: Conheça algumas casas da região
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.