São Paulo, quinta-feira, 24 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atrações são tour pela propaganda oficial do regime

DO ENVIADO A PYONGYANG

As atrações da capital norte-coreana incluem até bola autografada por Pelé e são reveladas em tour alusivo à propaganda oficial do regime. Um dos pontos notáveis é a visita à estátua de bronze de Kim Il-sung.
Ela fica no monte Mansudae. Lá, a gigantesca estátua de bronze do "pai da nação" -também alcunhado "presidente eterno"- é vista por milhares de pessoas todos os dias: norte-coreanos choram aos pés do monumento.
Réplica do Arco do Triunfo (maior do que o de Paris), a torre Juche, uma estrutura de 170 m de altura, erguida para comemorar o 70º aniversário de Kim Il-sung, e o Rungnado May Day, tido como o maior estádio do mundo, são outros pontos de parada.
Os pacotes oficiais incluem passeios por dois pontos no interior -e a viagem de carro é surreal. O país tem a menor frota de veículos do mundo, cerca de 25 mil.
Os turistas podem conhecer parte da fronteira com a Coreia do Sul, um dos lugares mais armados do mundo. Podem ser levados para o Museu Internacional da Amizade, onde dois edifícios guardam os presentes enviados de todo o mundo a Kim Il-sung e Kim Jong-il.
Os guias bombardeiam com números. ""São 50 mil m2, 150 salas com 10 m de altura e quase 300 mil presentes recebidos de mais de 170 países", diz a guia.
Lá, há de tudo (metralhadora, sofá e até a tal bola autografada por Pelé). Depois de uma hora de visita, o turista é obrigado a reverenciar outra estátua do líder morto.
Segundos antes, o guia sopra ao visitante: ""Por favor, incline-se sem colocar as mãos nos bolsos e com seriedade". Rir, nem pensar. (SR)


Texto Anterior: Ida à Coreia do Norte é para iniciados
Próximo Texto: É agosto o mês da festa nacional norte-coreana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.