São Paulo, quinta-feira, 24 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VERDADES E MENTIRAS

Réplicas de pontos turísticos famosos decoram avenida

Torre Eiffel e um "mix" de estátua da Liberdade com Chrysler Building e Empire State enfeitam avenida

DO ENVIADO ESPECIAL

A rigor, os mórmons chegaram antes, em 1855, mas abandonaram essa região semi-desértica dois anos depois. Aí, foi o exército que apeou nessa rara área úmida da trilha espanhola, criando um forte. Las Vegas entrou no mapa em 1905, quando a ferrovia Union Pacific, ligando Salt Lake City a Los Angeles, fez dali seu ponto de parada.
Os hotéis de Freemont Street cresceram em 1931, quando o jogo foi legalizado e a cidade, de 10 mil habitantes, sepultou de vez o puritanismo.
A seguir vieram os hotéis da região do Sahara e da avenida Strip, que, tecnicamente, fica noutro condado. E é no Strip que se passeia dia e noite: faz calor e os resorts viram oásis.
Alguns têm pop-art no decór, caso do Planet Hollywood, hotel-cassino com bons restaurantes -P.F. Chang's, Koi, Yolos, Planet Dailies, Spice Market e Starbucks-, além de ambientes decorados com fotos que retratam popstars.
O primeiro resort foi The Mirage. Depois, Strip construiu ali um resumo fake do mundo: no The Venitian, há gôndolas reais e a réplica do campanário de San Marco. Já no Paris, além da torre Eiffel e do Arco do Triunfo, há um "je ne sais quoi" explícito. Idem no New York New York, cujo skyline é um "mix" de estátua da Liberdade com Chrysler Building e Empire State -e, no interior, há um grill Gallagher's. A lista de resorts luxuosos é extensa: The Bellagio, Wynn, Caesars Palace, Bally's, diversos Marriott e até um novo Trump. (SC)


Texto Anterior: Verdades e Mentiras: Fama está ligada a gângsteres e a astros
Próximo Texto: Verdades e Mentiras: Passado atômico é tema de museu de memorabilia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.