São Paulo, quinta-feira, 24 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BEM-VINDO, MARMANJOS

Na Disney, Pleasure Island contempla redes, e o Boardwalk, fora do Epcot, ambiente e pratos modernos

Reino da fantasia serve boa comida

DO ENVIADO ESPECIAL A ORLANDO

Um japonês diferente dos congêneres no Brasil, o Kobe (www.kobesteakhouse.com) mescla grelhados de carnes especiais com sushi-bar -e fica no 8.350, Internacional Drive (tel. local: 407/352-1811), valendo a extravagância.
Antes de ir a Orlando, há quem identifique o resort com fast food. Mas nem sempre é assim: há boa comida no reino da fantasia. Dentro de Pleasure Island/Downtown Disney há bons restaurantes -alguns estrelados-, quase todos de rede, como Planet Hollywood, Portobello Yatch Club, Fulton's Crab House e Rainforest Café. O Wolfgang Puck Café (www.wolfgangpuckorlando.com, tel. local: 407-938-9653), moderno, oferece bons vinhos e saquês. Entre os ambientes, há café, sushi bar, sala de jantar e lugar de comidas rápidas. Ainda em Downtown Disney, o Bongos Cuban Café (www.bongoscubancafe.com, tel. local: 407/828-0999) não perde o ritmo: é templo latino de tapas e drinques.


Países em revistinha
Dentro do Epcot Center (www.disney.com; tel. local para reservas: 407/939-3463), nas áreas ocupadas pelos países -o World Showcase-, a comida tem altos e baixos, mas o comilão exigente acha ali especialidades de países como México, Noruega, China, Alemanha, Itália, EUA, Marrocos, Japão, França, Reino Unido e Canadá. Há também no Future World dois restaurantes, o Garden Grill, no The Land, e o Coral Reef, no The Living Seas. Como as filas crescem na hora das refeições, a dica é ligar ou, cedo, ir ao local para reservar.
No estande do Japão, a loja de departamentos Mitsukoshi, uma das mais tradicionais do bairro de Ginza, em Tóquio, explora restaurantes em ambientes realmente nipônicos. Ali, convém reservar mesmo, pois há fila para quem quer almoçar ou jantar em uma de suas quatro salas típicas: tepan-yaki (chapa), tempurá-kiku (frituras empanadas), yakitori house (espetinhos de frango) e matsunoma lounge (ambiente tradicional). A visita vale para quem aprecia saquê especial (experimente o nigori, não-filtrado), enguia grelhada (anagô) e ovas de salmão (ikurá), fresquíssimos. Nas provas, o tempurá de legumes e camarões pareceu um pouco gorduroso.
Ainda no Epcot, há dois locais franceses, o Bistro de Paris e o Chefs de France, que atendem o tel. local já mencionado (407/939-3463). São franco-folclóricos, mas saciam a expectativa de quem tem fome de típicos pratos afrancesados.
No Bistro, mais caro, os menus tendem a ser tradicionais; já no Chefs de France, a tônica é a comida com a assinatura dos mestres-cucas Paul Bocuse, Roger Vergé e Gaston Lenôtre, mas há uma carta de vinhos equilibrada, onde há desde champanhes em taça até bordeaux e vinhos do Pays d'Oc.
Para quem quer comida alemã, o Epcot tem o Biergarten, com vinhos brancos frutados e um bufê com assados, saladas, embutidos, salsichas e especialidades do tipo spätzle, um nhoque típico. Mas, é preciso entrar num clima "Oktoberfest" para agüentar a bandinha e sentar com outras pessoas, mesmo que haja mesas vazias.
Outro local concorrido ali é o pan-italiano Alfredo di Roma, cujo prato de resistência é o fettuccine cremoso, mas que vale a visita por conta de suas fotos de celebridades de várias épocas que, na matriz romana, colocaram o garfo na massa.

Ao largo do lago
Fora do Epcot, do outro lado do lago, onde ficam os hotéis de Disney's Boardwalk (tel. local: 407/939-2359), há diversos restaurantes, bares de marcas conhecidas (caso do ESPN Club, voltado para esportes), cafés e doçarias. O Flying Fish Café, com performances gastronômicas estreladas pelo chef Jens Dahlmann, surpreende pelo ambiente e pelos pratos modernos, com destaque para o bisquê de lagosta, a musse de foie gras e as postas de peixe grelhadas com salada. A carta de coquetéis, surpresa, é até mais extensa do que a de pratos! (SILVIO CIOFFI)


Texto Anterior: Bem-vindos, marmanjos: Gastronomia eclética se espalha na cidade
Próximo Texto: Bem-vindos, marmanjos: Epcot guarda coleção de brinquedo de lata
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.