São Paulo, quinta-feira, 24 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BEM-VINDO, MARMANJOS

Mais de 3.000 itens pertencentes ao japonês Teruhisa Kitahara estão em exposição na loja Mitsukoshi

Epcot guarda coleção de brinquedo de lata

DO ENVIADO ESPECIAL A ORLANDO

Um museu de clássicos brinquedos de lata ("tin toys", em inglês) está semi-escondido dentro da loja de departamentos Mitsukoshi, no Epcot Center/Walt Disney World.
A coleção pertence ao japonês Teruhisa Kitahara, 58, e, além de 3.000 brinquedos raros, exibe pôsteres e memorabilia ligada ao colorido universo lúdico infantil. A maior parte das peças desse museu para marmanjos loucos por brinquedos antigos foi fabricada em série no Japão de 1890 a 1960, quando as crianças nem sonhavam com computadores.
Entre os objetos, há desde bonecos inspirados em personagens Disney (conforme eram vistos pelos olhos dos fabricantes japoneses) até aviões, navios, trens, lanchas, automóveis, robôs e naves espaciais.
"Colecionar brinquedos se tornou a minha obsessão depois que comprei uma nave espacial para um companheiro de trabalho", revelou Kitahara, que afirma gostar do aspecto retrô e nostálgico desses objetos, considerados quase peças de arte pop para colecionadores como o paulista Roberto "Neco" Stickel. Hoje brinquedos assim são reproduzidos no Japão, na China e na República Tcheca -mas as cópias modernas valem infinitamente menos do que as originais de época.
"Uma vez deixei de comprar em Yokohama, no Japão, um determinado objeto, que custava mais do que eu podia pagar. Depois, fuçando o site do eBay (www.ebay.com), achei o mesmo brinquedo, um vendedor de jornais de lata, mas por um preço bem mais em conta."
Kitahara é considerado o maior colecionador de brinquedos de lata no mundo. Ele dirige o Tin Toy Museum de Yokohama e outros seis museus no território japonês que, juntos, contêm perto de 50 mil peças. Astro de TV, apresenta ainda o programa "Kaiun!! Nandemokanteidan", especializado em antigüidades, e é conselheiro da Fossil, que produz brinquedos com design antigo em séries limitadas. (SC)


Texto Anterior: Bem-vindos, marmanjos: Reino da fantasia serve boa comida
Próximo Texto: Foco: Para colecionador, objeto perfeito e ainda na caixa preserva valor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.