São Paulo, quinta-feira, 24 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELA POR TELA

Cidade de 226 mil habitantes tem castelos, igrejas e torres medievais; capela abriga tríptico de Jan Van Eyck

Elite de artesãos ergueu riqueza de Gent

DO ENVIADO ESPECIAL A BÉLGICA

Gent tem 226 mil habitantes e poderia ser mais uma cidade média européia com intensa vida universitária (24 mil estudantes). Mas não é só isso. Ela se tornou um pequeno museu de monumentos arquitetônicos -concentrados em seu centro histórico.
Há para tanto uma razão. Desde o século 11 a cidade reuniu boa parte da produção de couro ou de tecidos refinados . Acumulou riquezas. Excetuado o século 17, sempre cresceu e manteve uma elite de artesãos e comerciantes que pagava impostos e estava disposta a gastar consigo própria e com suas igrejas.
Isso faz a diferença aos olhos dos turistas. Um exemplo: o Castelo dos Condes, fortificação medieval iniciada no século 10 e que abrigava os mandatários locais. Vendido a particulares no século 18 pelos austríacos, transformou-se em manufatura de tecelagem e foi recomprado pelos poderes públicos no século 19, que o mantém sob constante pesquisas arqueológicas e trabalhos de restauração.
Há o Beffroi, torre do século 14, com seu carrilhão, há um outro castelo fortificado, o de Geraldo Diabo, também do século 14, a Academia Real Flamenga de Língua e Literatura, do século 18.
Numa das capelas laterais da catedral vale a pena visitar um imenso tríptico pintado no século 15 por Jan Van Eyck. É uma das obras mais conhecidas do Renascimento flamengo. Foi uma das riquezas artísticas belgas seqüestradas pelos alemães durante a Segunda Guerra. Gent está a menos de uma hora de trem de Bruxelas. É acessível para quem vem da Alemanha, da Holanda, do Reino Unido ou da França. Uma excelente sugestão de passeio. (JBN)


Texto Anterior: Gole por gole: Bebida nacional, cerveja belga é mais forte
Próximo Texto: Com mescla de estilos, Grand Place é inspiração de escritores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.