São Paulo, segunda, 25 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Passeio de barco leva ao espaço

da enviada especial

Acredite, esse não dá para perder: o passeio noturno de barco por rios do Pantanal garante uma longa série de expressões embasbacadas dos turistas -e parece ótimo para encontros mais românticos.
Depois das 18h, quando anoitece, um manto de estrelas substitui o céu muito azul do dia e faz você se sentir no espaço sideral.
Quando o barco, uma espécie de canoa a motor, começa a deslizar, os visitantes passam a se encantar com os reflexos das muitas e muitas estrelas na água.
Sensível, o funcionário do hotel que conduz o barco prolonga o passeio. Chega até a desligar o motor para que nenhum ruído possa atrapalhar a contemplação em estado bruto.
Cai então um silêncio absoluto. Nesse momento cabe também uma certa surpresa para quem já esteve em alguma floresta, como a serra do Mar.
Lá, uivos de animais dominam o dia e a noite, pintando com cores algo assustadoras uma incursão aos seus domínios.
No Pantanal é outra história. Se sob a luz do Sol pouco se ouve dos sons da bicharada, à noite impera uma discrição absoluta. Para os turistas é uma bênção, pelo menos se o objetivo é usufruir ao máximo o trinômio "paz, vida mansa e águas calmas".
Só não caia no conto da focagem noturna de jacarés. Ao contrário do que reza a cartilha do turismo, eles raramente dão o ar da graça, e, quando fazem, é apenas por alguns míseros segundos.
O melhor, então, é voltar os olhos para o céu e apreciar as estrelas. E boa noite. (CA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.