São Paulo, quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

OPINIÃO ITÁLIA

Região da Lombardia é uma referência em espumante italiano

Zona se destaca no mercado internacional pelos vinhos de Franciacorta, área que borbulha charme

ARTHUR AZEVEDO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Berço de alguns dos mais reputados vinhos espumantes da Itália -e, por extensão, de toda a Europa-, a Lombardia vem se destacando no mercado internacional pelos ótimos vinhos de Franciacorta, uma área vinícola de irresistível charme.
A feliz combinação de "terroir", ou microclima, com investimentos em tecnologia de ponta resultou em vinhos espumantes de alta gama, produzidos basicamente com as uvas chardonnay, pinot noir e, em menor escala, pinot bianco, provenientes de vinhedos de baixo rendimento plantados no solo rochoso do sopé das regiões montanhosas ao sul do cênico lago d'Iseo.
Ainda contribui para a alta qualidade desses vinhos espumantes da Lombardia o clima de caráter continental, com a formação frequente de nevoeiros, criando as condições perfeitas para o cultivo das uvas para a elaboração dos notáveis vinhos-base que vão dar origem aos espumantes de Franciacorta.

ORIGEM GARANTIDA
Promovida à categoria DOCG (Denominazione di Origine Controllata e Garantita), a mais alta classificação da Itália para vinhos de qualidade, em 1995, Franciacorta é a única denominação do país peninsular dedicada à produção de espumantes pelo chamado método tradicional, que é como o clássico método Champenoise é conhecido na região.
Nesse processo de produção a segunda fermentação é realizada na garrafa e o longo contato com as leveduras, entre 18 e 60 meses, propicia o aparecimento de complexos e sofisticados aromas de frutas secas, brioches e tostado, que fazem o sucesso dos espumantes de Franciacorta.
Entre os grandes produtores presentes no mercado brasileiro, podemos citar Ca" del Bosco (importado pela Mistral) e Bellavista (da World Wine), dois nomes de grande relevância no cenário de Franciacorta.


ARTHUR AZEVEDO enólogo e professor, é diretor-executivo da Associação Brasileira de Sommeliers-SP, editor da revista "Wine Style" (www.winestyle.com.br), editor do site Artwine (www.artwine.com.br) e médico pediatra


Texto Anterior: Funicular faz viagem no tempo em Bérgamo
Próximo Texto: Rolf Beeler/ Mestre-queijeiro: Se tivesse de ir para uma ilha, levaria meu gruyère
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.