São Paulo, segunda-feira, 26 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONGRESSO DA ABAV

Dias Azuis, que vale até o dia 11 de dezembro, quer avalancar turismo interno na baixa temporada

Campanha prevê descontos de até 55%

DO ENVIADO ESPECIAL A RECIFE

Citando Tancredo Neves, para quem "a história do Brasil seria a história das crises", o vice-presidente da República, Marco Maciel, participou, no 30º Congresso da Abav em Recife, do lançamento da campanha Dias Azuis, que pretende fomentar, através de descontos e promoções, o turismo interno na baixa temporada.
Para Marco Maciel, que no lançamento da campanha esteve ao lado de Tasso Gadzanis, da Abav, e do ministro do Esporte e Turismo, Caio Luiz de Carvalho, "não há razões para sermos pessimistas, pois o país terá, a despeito de qualquer crise, uma atuação destacada no século 21, notadamente no setor de turismo, pois viver é conviver -e o turismo é um ato de encontro".
Capitaneada pelo Ministério do Esporte e Turismo e já em vigor, a campanha Dias Azuis (site www.diasazuis.com.br) vale até 11 de dezembro, quando começa a alta estação para o setor.
O projeto conta com parceiros importantes e reúne 800 empresas, entre as quais 250 hotéis, uma centena de restaurantes e locadoras de automóveis, além de companhias aéreas.
Ele promete descontos entre 30% e 55% em hotéis, com direito a diárias gratuitas para quem permanece um certo número de dias pagos. Entre as locadoras de automóveis, os descontos podem minorar o valor do aluguel de um carro entre 20% e 50%.

Baixa em alta
Outra empresa que tem encontrado formas de driblar a crise é a operadora CVC, que completou 30 anos de existência tendo transportado, em julho, 70 mil passageiros. Guilherme Paulus, presidente da operadora, diz que 88% dos viajantes escolheram destinos nacionais e que "o destaque da temporada foi mais uma vez Porto Seguro, seguido por Natal, Costa do Sauípe e Fortaleza".
O empresário, que estima ter 90 vôos fretados por semana da TAM na próxima temporada de verão, também comercializou pacotes para Bariloche, na Argentina, calculando o dólar a um câmbio de R$ 2,50 -e tem planos de aproveitar a baixa do peso para lançar viagens para as cidades argentinas de Córdoba e Mendoza.
Com relação aos estandes de operadoras e órgãos de fomento turístico estrangeiros, chamou a atenção o aumento da presença dos estandes argentinos e a diminuição da dos norte-americanos, que em anos anteriores, liderados pela Travel Industry Association of America (TIA), vieram em grande número aos congressos da Abav.
Mesmo assim, era de destacar a presença do estande da Flórida, destino tradicionalmente procurado por brasileiros que vão aos EUA, e do Havaí, que vem trabalhando o mercado sul-americano -e brasileiro em particular- intensamente.

Europa
Ocupando uma área central do Centro de Convenções de Recife, os países membros da Comissão Européia de Turismo (CET) tinham estandes interligados -e já atuam em ritmo de euro forte, numa nítida estratégia de ocupar o espaço deixado pelo turismo norte-americano depois dos atentados de 11 de setembro.
Portugal (representado pelo Icep -Investimento, Comércio e Turismo) e Espanha (que atua por meio do Centro Oficial de Turismo Espanhol) têm inclusive um plano de lançar no Brasil pacotes turísticos que promovam viagens pelos dois países.
O Reino Unido, através do Turismo Britânico (BTA), e a França, com a Maison de La France, também têm estreitado sua atuação, participando da Comissão Européia de Turismo, organização integrada também pela Bélgica, Itália e Suíça, outros países que tiveram estandes no evento da Abav.
(SILVIO CIOFFI)


Texto Anterior: Congresso da ABAV: "Agente de viagens deve ousar e planejar"
Próximo Texto: Panorâmica: Califórnia lança pacote flexível por US$ 1.000 para turistas brasileiros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.