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CONGRESSO DA ABAV
Dias Azuis, que vale até o dia 11 de dezembro, quer avalancar turismo interno na baixa temporada
Campanha prevê descontos de até 55%
DO ENVIADO ESPECIAL A RECIFE
Citando Tancredo Neves, para
quem "a história do Brasil seria a
história das crises", o vice-presidente da República, Marco Maciel, participou, no 30º Congresso
da Abav em Recife, do lançamento da campanha Dias Azuis, que
pretende fomentar, através de
descontos e promoções, o turismo interno na baixa temporada.
Para Marco Maciel, que no lançamento da campanha esteve ao
lado de Tasso Gadzanis, da Abav,
e do ministro do Esporte e Turismo, Caio Luiz de Carvalho, "não
há razões para sermos pessimistas, pois o país terá, a despeito de
qualquer crise, uma atuação destacada no século 21, notadamente
no setor de turismo, pois viver é
conviver -e o turismo é um ato
de encontro".
Capitaneada pelo Ministério do
Esporte e Turismo e já em vigor, a
campanha Dias Azuis (site
www.diasazuis.com.br) vale até
11 de dezembro, quando começa a
alta estação para o setor.
O projeto conta com parceiros
importantes e reúne 800 empresas, entre as quais 250 hotéis, uma
centena de restaurantes e locadoras de automóveis, além de companhias aéreas.
Ele promete descontos entre
30% e 55% em hotéis, com direito
a diárias gratuitas para quem permanece um certo número de dias
pagos. Entre as locadoras de automóveis, os descontos podem minorar o valor do aluguel de um
carro entre 20% e 50%.
Baixa em alta
Outra empresa que tem encontrado formas de driblar a crise é a
operadora CVC, que completou
30 anos de existência tendo transportado, em julho, 70 mil passageiros. Guilherme Paulus, presidente da operadora, diz que 88%
dos viajantes escolheram destinos
nacionais e que "o destaque da
temporada foi mais uma vez Porto Seguro, seguido por Natal, Costa do Sauípe e Fortaleza".
O empresário, que estima ter 90
vôos fretados por semana da
TAM na próxima temporada de
verão, também comercializou pacotes para Bariloche, na Argentina, calculando o dólar a um câmbio de R$ 2,50 -e tem planos de
aproveitar a baixa do peso para
lançar viagens para as cidades argentinas de Córdoba e Mendoza.
Com relação aos estandes de
operadoras e órgãos de fomento
turístico estrangeiros, chamou a
atenção o aumento da presença
dos estandes argentinos e a diminuição da dos norte-americanos,
que em anos anteriores, liderados
pela Travel Industry Association
of America (TIA), vieram em
grande número aos congressos da
Abav.
Mesmo assim, era de destacar a
presença do estande da Flórida,
destino tradicionalmente procurado por brasileiros que vão aos
EUA, e do Havaí, que vem trabalhando o mercado sul-americano
-e brasileiro em particular- intensamente.
Europa
Ocupando uma área central do
Centro de Convenções de Recife,
os países membros da Comissão
Européia de Turismo (CET) tinham estandes interligados -e já
atuam em ritmo de euro forte, numa nítida estratégia de ocupar o
espaço deixado pelo turismo norte-americano depois dos atentados de 11 de setembro.
Portugal (representado pelo
Icep -Investimento, Comércio e
Turismo) e Espanha (que atua
por meio do Centro Oficial de Turismo Espanhol) têm inclusive
um plano de lançar no Brasil pacotes turísticos que promovam
viagens pelos dois países.
O Reino Unido, através do Turismo Britânico (BTA), e a França, com a Maison de La France,
também têm estreitado sua atuação, participando da Comissão
Européia de Turismo, organização integrada também pela Bélgica, Itália e Suíça, outros países que
tiveram estandes no evento da
Abav.
(SILVIO CIOFFI)
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