São Paulo, quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

36 HORAS E 1/2 NA CIDADE DA BAHIA

Comece roteiro pela cidade em boteco do Rio Vermelho

Vale chegar na sexta à noite, para já acordar com sol baiano

DA ENVIADA ESPECIAL A SALVADOR

Se a ideia for passar um final de semana em Salvador, vale pegar um voo noturno já na sexta-feira. Ganhar esta noite significa conhecer pelo menos um lugar a mais e já acordar descansado no dia seguinte, com o sol de Salvador batendo na janela do seu quarto.
Para aproveitar a primeira noite, vá ao bairro do rio Vermelho. Há diversas opções de bares e restaurantes. A reportagem escolheu o Boteco do França, numa vielinha charmosa, com cadeiras para fora e garçons atentos, sob a regência dos simpáticos donos, Antônio França Vieira -que era garçom de outro bar, o Póstudo- e José Raimundo, que estão sempre por lá. Escolha certeira!
Porque a cerveja vem gelada, porque os pratos são saborosos, porque os clientes não têm pressa -e os garçons também não. Pode dar uma, duas, três da manhã, que ninguém vai olhar para você com aquela cara de "queremos ir para casa, trate de ir embora!". Pelo contrário, parece que o lugar convida a sucessivas saideiras.
Entre os pratos mais pedidos, estão o arroz de polvo e o medalhão de avestruz ao molho de vinho, ambos para duas pessoas. Como já é tarde para mandar ver num pratão, quem prefere petiscar não se arrepende ao pedir um bolinho de aipim (R$ 3,50) e a porção de carne seca com farofa d'água e purê de abóbora (R$ 22) -também para duas pessoas, é a porção mais pedida da casa: sai cerca de 800 vezes por mês.
Para beber, são famosas no França as caipiroscas de frutas. Vale experimentar.
Dentro do bar há dois ambientes pequenos: um perto da cozinha -onde você corre o risco de sair defumado por causa do bafo quente que toma conta do lugar toda vez que alguém abre a porta- e um espaço climatizado, no fundo, para quem preferir uma refeição mais tranquila. Separado do resto do bar por um vidro, fica ali uma televisão, que costuma ser ligada para passar jogos de futebol durante os finais de semana.
(PRISCILA PASTRE-ROSSI)


BOTECO DO FRANÇA
Rua Borges dos Reis ,24-A, Rio Vermelho; tel.: 0/xx/71/3334-2734; atende de terça-feira a sábado, das 12h até o último cliente; aos domingos, das 12h à a meia-noite, e fecha às segundas-feiras



Texto Anterior: Escolha o seu jeito de conhecer Salvador
Próximo Texto: 36 horas e 1/2 na cidade da Bahia: Prove a porção de lambreta num cantinho do mercado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.