São Paulo, quinta-feira, 27 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RUMO A 2006

Na Baviera, encontro é em cervejarias; em Frankfurt, peça a cidra

Noites alemãs são regadas a cerveja e vinho de maçã

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, NA ALEMANHA

Esqueça aquela feição sisuda dos alemães. Nos salões de cerveja da Baviera, você vê o alemão descontraído, com bochechas rosadas e sorriso largo, dançando ao som de músicas folclóricas. Bem, depois de duas ou três canecas de cerveja em Munique (há medidas de um litro), não há mau humor que resista.
Na terra da maior Oktoberfest do mundo, os bávaros consomem uma média de 240 litros de cerveja anualmente. Lotadas entre a primavera e o outono, são dezenas de biergarten (espécie de cervejaria ao ar livre) espalhadas pela cidade. Algumas delas aglutinam tanta gente que parecem uma Oktoberfest sem fim: o tradicional Hirschgarten comporta até 8.500 apreciadores da bebida.
Mas, se a temperatura pedir um local resguardado do frio, a dica é a animada Hofbräeuhaus München (www.hofbraeuhaus.de). Lá, alemães com chapéus folclóricos batem suas canecas ao som de uma banda que toca músicas tradicionais. Em uma mão uma caneca de cerveja, na outra, uma "bretzel" (tipo de pão em forma de nó): combinação perfeita.
Na Hofbräeuhaus München, alguns clientes são assíduos e têm mesa cativa, com direito a placa para identificar o grupo que ali se encontra uma vez por mês, sempre às quartas ou toda noite. Num canto do salão, as canecas dos clientes especiais são guardadas e trancadas com cadeado.

Vinho de maçã
Se a noitada for em Frankfurt, pense bem antes de pedir ao garçom uma caneca de cerveja.
Aí você corre o risco de encarar um alemão carrancudo, pois a cidade é famosa pela fabricação da "apfelwein", ou cidra, uma espécie de vinho feito de maçã, fruta abundante na região.
Diferentemente de outras regiões da Europa, a receita da cidra de Frankfurt não tem açúcar -daí seu sabor amarguinho.
Em Frankfurt, os alemães listam razões para você pedir a cidra: "O gosto é especial, é menos calórica do que o vinho e não dá barriga como a cerveja", brinca uma guia.
Até as crianças alemãs bebem a cidra, misturada com refrigerante. Se achar o sabor amargo demais, adicione água com gás à bebida, que fica bem refrescante.
Um bom lugar para provar o vinho de maçã em Frankfurt é a tradicional taverna Apfelweinwirtschaft Adolf Wagner (www.apfelwein-wagner.com), fundada pela família Wagner em 1931.
O local é freqüentado por alemães -não se vêem muitos turistas circulando por ali. Lá, a cidra, servida em jarras de cerâmica antiga, é acompanhada de porções de costela de porco e diversas variedades de salsicha, que vêm com batatas (amassadas, assadas, fritas). Não deixe de provar um molho chamado "green sauce", que é uma mistura de ervas com ovos, ideal para saborear carnes alemãs.
(GABRIELA ROMEU)


Texto Anterior: Rumo a 2006: Frankfurt transmite ar quase bucólico
Próximo Texto: Rumo a 2006: Urso de pelúcia tem cidadania dividida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.