São Paulo, quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAPITAL LÍGURE

CINCO CURIOSIDADES

Entre as heranças de Gênova ao mundo estão a torcida do Boca Juniors e o modelo da primeira calça jeans

TRANSPORTE-FANTASMA
O cemitério Staglieno, a nordeste de Gênova, é tão grande que tem ônibus circulando internamente. Fundado em 1844, seus túmulos reproduzem uma cidade em miniatura, com catedrais, templos egípcios e palácios art noveau. Está ali enterrado Giuseppe Mazzini, que lutou pela unificação da Itália e morreu perto de Pisa, em 1872.

TESOUROS BÍBLICOS
O Museu do Tesouro de San Lorenzo (tel.: 00/xx/39/010/29-6695), na piazza de mesmo nome, dentro da igreja homônima, guarda tesouros como a bandeja de prata em que a cabeça de João Batista foi dada a Salomé.

FUTEBOL
A torcida do Boca Juniors se chama Xeneize ("genovês", na tradução do italiano) porque os fundadores do bairro de La Boca, em Buenos Aires, eram imigrantes de Gênova.

MÚSICA
Um tipo de cifra musical (a cifra de Alberti) foi criada pelo arquiteto, filósofo, poeta e criptologista Leone Battista Alberti, nascido em 1404 em Gênova. Alberti é tido como precursor da criptografia ocidental.

DOS MAR ÀS RUAS
O alemão Levi Strauss (1829 -1902) usou o modelo das calças dos marinheiros genoveses para fazer a calça jeans. Dez anos depois, em 1857, foi criada a a Levi Strauss & Co, a primeira fábrica de calças jeans do mundo.


Texto Anterior: Capital lígure: Macarrão ao pesto é abre-alas da culinária
Próximo Texto: Capital lígure: Vermentino é o vinho que "harmoniza" com Gênova
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.