UOL


São Paulo, segunda-feira, 28 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nunca um avião foi tão testado

DA REDAÇÃO

A parceria franco-britânica para fabricar o Concorde nos anos 60 resultou em 16 aviões: cada país produziu um protótipo, um avião de apresentação e oito aviões para vôos comerciais.
Antes de entrar em operação, o supersônico voou 5.000 horas, o que faz dele o mais exaustivamente testado avião de passageiros da história da aviação.
Os supersônicos têm quatro motores e, além de cem passageiros, carregam duas toneladas e meia de carga. Como nos aviões mais antigos, além de piloto e co-piloto, o Concorde também precisa de um engenheiro de bordo. Os tripulantes são seis.
O melhor desempenho supersônico ao cruzar o Atlântico foi registrado por um Concorde a serviço da British Airways, que em 7 de fevereiro de 1996 fez o trecho Nova York-Londres em apenas duas horas, 52 minutos e 59 segundos. (SC).


Texto Anterior: Aviação: Concorde se aposenta por tempo de serviço
Próximo Texto: Ultrapassado, supersônico ainda é único
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.