UOL


São Paulo, segunda-feira, 28 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tempo quase pára na asa-delta

DO ENVIADO ESPECIAL AO RIO

São 15 ou 20 minutos que parecem uma hora. Em dupla com o piloto Assad Júnior (tel. 0/xx/21/2422-6531 e cel. 0/xx/ 21/9343-3380), que já saltou com os repórteres do guia "Lonely Planet" e, ainda, com Demi Moore, Chico Buarque de Holanda e Whitney Houston, sobrevoar o Rio da rampa na Estrada das Canoas, a 520 m de altitude, até a praia de São Con-rado, custa R$ 200. O passeio inclui traslados de jipe do hotel ao local do salto e retorno.
O tempo no ar depende das correntes térmicas, da intensidade e da direção dos ventos, do peso do piloto e do passageiro. Nesse meio-tempo, dá para avistar a baía da Guanabara, o Pão de Açúcar, as gigantescas pedras da Gávea e Bonita, no entorno, e até Niterói.
O Rio tem 50 pilotos profissionais ligados à Associação Brasileira de Vôo Livre (ABVL), que, em 2002, registrou 12.397 vôos com turistas. Os equipamentos de segurança incluem cintos e pára-quedas. Normas proíbem o uso de sandálias. Convém deixar o medo em casa. (SC).


Texto Anterior: Beleza roubada: No Rio, ladrões roubam direito de ir e ver
Próximo Texto: Fernando Gabeira: O Rio à espera de redenção
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.