São Paulo, quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NO TOPO DO JAPÃO

Inclinada e sem corrimões, trilha de descida pede a ajuda de um bastão

Na volta à base, pelo caminho Subashiri, é preciso tomar cuidado para não escorregar ou ir muito rápido

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA; NO JAPÃO

A trilha Subashiri é a mais recomendada para a descida do monte. Esse caminho faz intersecção com a trilha Yoshida na altura do oitavo estágio e é bem diferente daquele da subida.
É, no início, um caminho de areia, sem corrimões e com terreno bastante inclinado. Aqui, os escorregões e os tombos são freqüentes.
Sem pinos firmes nas solas das botas ou sem ajuda de um bastão, a situação fica difícil.
Para se proteger do vento, da areia e do sol, convém lançar mão de filtro solar e de óculos de sol daqueles bem fechados ao redor dos olhos.
O desafio desta parte da viagem é conter a velocidade da descida e manter o equilíbrio.
Para isso, algumas técnicas são: pisar na parte mais fofa da terra arenosa com o calcanhar primeiro; andar em ziguezague e, até mesmo, andar de lado.
Para quem tem medo de altura, como Foo Chuan Eng, que apesar disso conseguiu subir até o oitavo estágio, quando começou amanhecer, o mais problemático é a descida, que normalmente se faz durante o dia.
"Procurei manter o olhar no chão e nos pés da pessoa que estava andando na minha frente, bloqueando minha visão do alto, e assim eu não fiquei com tanto medo", conta ela.
Na parte final da descida e da expedição, próxima ao sexto estágio, o viajante é premiado com uma paisagem inédita, pois a trilha passa por dentro de trechos de bosques. Algumas espécies de vegetação encontradas nos arredores são: kokemono, murasakimomenzuru e iwaogui, entre outras.
O tempo de descida registrado em livreto da Província é de duas horas e 40 minutos; o grupo acompanhado pela reportagem levou cinco horas. (MK)


Texto Anterior: Cabanas são opção para pausa e até para umas horas de sono
Próximo Texto: Roupa de frio e sapato resistente são essenciais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.