São Paulo, quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Veja dicas antes de viajar para correr

Entre as recomendações, lembre-se de não despachar o tênis da prova na mala e de chegar com antecedência

Atleta não deve ingerir álcool nem comidas desconhecidas nos dias antes da prova; melhor é deixar para depois

DE SÃO PAULO

Viajar para correr requer uma preparação especial.
Uma das principais está ligada ao fuso horário. A recomendação para quem vai fazer uma prova na Europa, por exemplo, é chegar quatro dias antes. Como as provas geralmente são aos domingos, recomenda-se chegar ao país na quinta-feira.
"O corredor precisa se acostumar com o fuso", afirma Mário Sérgio Andrade Silva, diretor técnico da assessoria esportiva Run&Fun. Já quem vai correr na costa leste dos Estados Unidos -nas provas da Disney e de Nova York, por exemplo- pode chegar na sexta.
Já na costa leste é melhor chegar na quinta-feira.
E nada de sair batendo perna por horas nos dias que antecedem a prova. "É preciso economizar energias", afirma o treinador.
Então, diz ele, a saída é "andar com parcimônia". Em Paris, ao invés de ir ao Museu do Louvre, prefira passear no jardim das Tulherias. Em Nova York, aproveite para conhecer o Central Park antes da prova.
Outra recomendação importante está ligada à alimentação. "Álcool é sempre prejuízo", afirma Marcos Paulo Reis, da MPR Assessoria Esportiva. "E nada de comidas pesadas", completa. O ideal é escolher massas, cheias de carboidratos, com molhos leves.
"Você ficou se preparando para essa prova por meses. Vai colocar tudo a perder bebendo álcool dias antes?, questiona Reis, que leva atletas em maratonas e meia maratonas internacionais desde 1993. "Deixe para beber e comer coisas novas para depois da prova."
Outra sugestão do treinador é programar a viagem e fazer as reservas o quanto antes. "Comprar em cima da hora é pagar mais."

MACIO
Dica importantíssima: não coloque o tênis na mala que será despachada. De acordo com Mário Sérgio, o turista deve levar o calçado que será usado na prova na bagagem de mão ou no próprio pé. "Há coisas que o dinheiro compra, um tênis amaciado dias antes da prova, não."
Isso porque usar um tênis novo numa corrida longa pode atrapalhar o desempenho do corredor.
Ainda sobre o vestuário da corrida, Mário Sérgio afirma que, se a prova for num país frio, é bom levar um casaco de moletom velho, que possa ser largado no meio do percurso. "É normal fazer isso."
(LUISA ALCANTARA E SILVA)


Texto Anterior: Pontos turísticos emolduram corridas
Próximo Texto: Dicas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.