São Paulo, quinta-feira, 29 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VULCÃO DE CORES

Páscoa antigueña forra as ruas com cores

Procissões da Semana Santa na cidade histórica são comparadas, em beleza, às de Sevilha, na Espanha

DA ENVIADA ESPECIAL À GUATEMALA

Neste minuto centenas de antigueños estão envolvidos com os preparativos da maior festa da cidade. A beleza dos desfiles da Semana Santa é tanta que o cortejo é comparado ao de Sevilha, na Espanha.
Delicados e enormes tapetes de desenhos coloridos com pétalas de flores serão a passarela de centenas de pessoas, que passam pela cidade carregando incensários, estandartes e imagens das igrejas locais ou tocando instrumentos de sopro.
A imagem mais esperada no percurso é a do Cristo carregando a cruz. A enorme plataforma em que ele é colocado precisa ser levada por 80 homens. Chamados de cucuruchos, eles vestem uma espécie de capa roxa e chegam a andar por 12 horas com o Cristo.
Logo atrás, vem um grupo de mulheres carregando uma plataforma menor que traz a Virgem Maria. Geralmente, elas seguem acompanhadas de uma banda e das imagens de São João e Maria Madalena.
As procissões que saem da igreja La Merced, no domingo, e a que sai da igreja de São Francisco, na quinta, são as mais disputadas pelos turistas. (PRISCILA PASTRE-ROSSI)


Texto Anterior: Vulcão de cores: Estrada revela mais desafios que belezas
Próximo Texto: Vulcão de cores: Vinte e uma etnias maias exibe m seus costumes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.