UOL


São Paulo, segunda-feira, 29 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acordo prevê capitalismo por mais 44 anos

DA ENVIADA ESPECIAL

A bandeira britânica foi arriada dos prédios públicos de Hong Kong em 1º de julho de 1997 e, desde então, a China passou a controlar novamente a região, mantida como colônia do Reino Unido por 156 anos (leia à pág. F10). Pelo acordo de devolução, firmado em 1984, Pequim se comprometeu a manter a liberdade administrativa e econômica do território por ao menos 50 anos.
Porém a bandeira vermelha hasteada tremula a estabilidade política de Hong Kong, que teme o fim antecipado da fórmula "um país, dois sistemas" -como é chamado o regime que consagra a autonomia da região administrativa especial.
Recente proposta de uma nova legislação anti-subversiva, que previa prisão perpétua para acusados de atos subversivos e colocava na ilegalidade grupos políticos proscritos na China, causou manifestações populares de repúdio em Hong Kong. O projeto foi retirado. (JD)

Texto Anterior: Porto de aromas: Néon não ofusca lado oriental de Hong Kong
Próximo Texto: Aromas: Comilança é regada a chá, bolinhos e serenidade
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.