São Paulo, quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

monte seu roteiro

Brasil vai ganhar novo portal de viagens

WEB Questões como falta de tempo ou preguiça de ir até a agência podem ser resolvidos em páginas virtuais especializadas

LUISA ALCANTARA E SILVA
PHALÈNE DE LA VALETTE
DA REPORTAGEM LOCAL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com apenas alguns cliques, é possível pesquisar qual companhia aérea vende a passagem mais barata, comprar o bilhete, ver qual é o hotel mais barato ou que mais tem a ver com você e fazer a reserva. Se quiser mais, ainda pode alugar um carro no destino escolhido.
Essa é a proposta dos sites especializados em serviços de turismo. E, agora, a comunidade de turistas que organizam suas viagens pela internet vai ficar mais feliz: está chegando ao Brasil um novo portal. É o Expedia (www.expedia.com), que acaba de abrir escritório no Brasil. O grupo é um dos maiores no ramo de sites de viagens, trazendo informações sobre passagens aéreas, hotéis, aluguéis de carro etc.
Embora eles não tenham previsão de quando a versão brasileira do portal vai entrar no ar -depende das negociações com empresas aéreas, por exemplo-, o grupo, que é dono do Hotéis.com, já está investindo no site www.hoteis. com, ampliando a oferta de hospedagem -atualmente, são mais de 100 mil opções.
O portal Expedia nasceu nos anos 90 como um site de informação turística da Microsoft. "O objetivo é dar mais independência para o turista pesquisar a sua viagem", afirma o vice-presidente Matthew Crummack.
A ideia de vir para o Brasil está ligada ao potencial turístico do país. "É um destino maravilhoso e muito grande, há muita gente viajando", afirma Marco Tagliatti, vice-presidente de marketing. O grupo garante a qualidade das informações, que são passadas por cada um dos parceiros.
No Hotéis.com é possível pesquisar preços de hotéis e pousadas e fazer a reserva. E -ponto positivo!-, ao fazer a sua busca, o internauta vê a avaliação de cada hotel dada por outros usuários.
Gigante no setor, o grupo Expedia é dono também do site TripAdvisor (www.tripadvisor.com), outro bom endereço para pesquisas de viagem.
Quando entrar no ar, o Expedia deve competir com sites como o Submarino Viagens (www. submarinoviagens.com.br) e Decolar.com (www.decolar.com), onde também é possível buscar informações sobre destinos.
Todos têm um funcionamento parecido, que é bem simples: o internauta escolhe o destino, informa o número de dias que pretende ficar e o resultado da busca é mostrado em segundos.

País a país
Com a chegada do fim do ano e a programação para as festas, a busca por sites com informações sobre o destino escolhidos aumenta. Mas cuidado. Por vezes, os comentários não são confiáveis. É o caso do Wikitravel (wikitravel.org), outro endereço que atrai viajantes do mundo todo.
Lançado em 2003, o endereço, diferentemente dos citados acima, funciona apenas como uma base de dados -não é possível fazer reservas ou comprar passagens por meio dele.
A ideia é boa. Segundo texto do próprio site, o objetivo é criar um "guia de viagens mundial gratuito, completo, atualizado e disponível para todos". Foi fundado por dois viajantes americanos, que achavam que as informações dos guias tradicionais ficavam obsoletas rápido demais. Baseado no modelo do Wikipedia, o Wikitravel funciona com a participação dos "wikiviajantes" que compartilham on-line conhecimentos sobre lugares que visitaram.
Com a tecnologia "Wiki", qualquer internauta pode criar, atualizar, modificar e ilustrar qualquer página do guia instantaneamente.
O Wikitravel existe por enquanto em 19 línguas. A versão em inglês é a mais completa, com 22.444 guias de destinos. Na hora de programar uma viagem, pode oferecer dicas bem interessantes. Já a versão lusófona conta com menos de 3.000 guias. A maioria delas, com poucas informações.
As páginas trazem comentários sobre lugares e seus moradores. Embora haja muitas descrições verdadeiras -como a que diz que os italianos frequentemente não respeitam filas-, é preciso ficar atento, pois, assim como no Wikipedia, há informações incorretas.
Isso ocorre porque qualquer internauta pode incluir dados nas páginas do site.
Basta clicar em "editar", escrever o que um comentário, e, por último, clicar em "salvar".


Texto Anterior: Pandemia: Com casos no Brasil, gripe A preocupa menos o viajante
Próximo Texto: Internacional: Companhia quer fazer expedição ao Titanic
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.