São Paulo, Segunda-feira, 29 de Novembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Te Papa mescla museu e parque temático

do enviado à Nova Zelândia

Inaugurado em 1998, o Te Papa sintetiza a história e a cultura da Nova Zelândia em uma mistura de museu com parque de diversões que tem entrada franca.
Na parte histórica, o museu apresenta exposições fixas que abordam a cultura maori, a influência dos costumes polinésios sobre os nativos neozelandeses, a chegada dos colonizadores ingleses ao território, no século 18, e a presença de outros imigrantes nas ilhas neozelandesas.
Um dos destaques do museu é o filme "Golden Days", que apresenta os principais eventos da história local neste século, com imagens de época e reconstituições.
A sala onde a fita é exibida simula um antiquário, onde os objetos estão relacionados às imagens e se movimentam ao passar das cenas.

Geologia e arte
Outra parte interessante é a seção Awesome Forces (Forças Terríveis), que explica a formação geológica da Nova Zelândia, mostrando as razões que tornam o país suscetível a erupções vulcânicas e terremotos.
O Te Papa tem ainda uma ala dedicada à arte contemporânea neozelandesa e o Time Warp, centro de realidade virtual que faz duas viagens no tempo, uma de volta à Pré-História e outra que avança 56 anos no futuro. Essa área é uma das poucas que cobram ingresso, NZ$ 6 por viagem.

Guias
O museu oferece tours com guias. Evite-os. Além de serem pagos (os preços variam entre NZ$ 9 e NZ$ 20), são excessivamente curtos, duram no máximo duas horas, tempo insuficiente para explorar com calma as principais atrações.
Vale mais a pena pagar NZ$ 1 por um mapa do museu, pegar um panfleto com informações de rotas e andar com calma pelo local, explorando as alas com mais tranquilidade. (LCr)

Texto Anterior: Ilha Kapiti protege pássaros lendários
Próximo Texto: Cidade-jardim faz o turista relaxar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.