UOL


São Paulo, segunda-feira, 31 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crime de guerra termina na cidade da rainha

DO ENVIADO ESPECIAL

Crimes de guerra e atrocidades cometidas contra civis têm, ao menos em teoria, Haia como destino final. É na capital política holandesa que foi inaugurada recentemente a nova sede do Tribunal Penal Internacional, responsável por julgamentos como o do presidente sérvio Milan Milutinovic por sua performance no Kosovo.
Não é de hoje a relação da cidade da rainha Beatrix com a paz internacional. Foram em Haia dois dos encontros mundiais mais importantes da história para discutir a questão.
Em um deles, a Segunda Conferência de Haia, em 1907, brilhou o discurso do brasileiro Rui Barbosa (1849-1923), que a partir de então carregou a alcunha de Águia de Haia.
O Palácio da Paz, onde a história aconteceu, recebe um turismo discreto. Outros tantos palácios, como a residência real, o Huis ten Bosch, também têm acesso bastante restrito. (CEM)

Texto Anterior: Quadro fez Marcel Proust desmaiar em Haia
Próximo Texto: Casa trilha rumo de Mondrian à abstração
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.