São Paulo, domingo, 1 de fevereiro de 1998

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Abertura começou na TV Paga

da Reportagem Local

O advento da TV por assinatura serviu de porta de entrada no Brasil para alguns dos maiores grupos internacionais de entretenimento -como a Disney, a Sony e a Time Warner.
A Disney possui 10% do capital da TVA e, junto com a Time Warner e a Sony, é sócia da programadora HBO Brasil. O sócio majoritário da TVA é o Grupo Abril (58%).
A legislação brasileira limita a 49% a participação estrangeira em operadoras de cabo.
Walter Longo, da Abraforte, calcula que há US$ 1,2 bilhão de capital estrangeiro na TV paga. Parte desse dinheiro entrou por meio de venda de títulos em mercados internacionais, recurso usado pela Globocabo.
"A internacionalização foi fundamental para o desenvolvimento da TV paga no Brasil. Quando tudo começou, não havia oferta de canais, nem produção local para preencher os espaços", diz Leila Loria, diretora de marketing da ABTA (Associação Brasileira de TV por Assinatura).
O mercado brasileiro de TV paga, hoje com cerca de 2,5 milhões de assinantes, é visto como um dos mais promissores, atualmente.
"O Brasil é um dos mercados de televisão que mais cresce no mundo. O Brasil representa o maior mercado da América Latina e nossos planos são expandir nossa presença no país por muitos anos mais", justifica Jeffrey Whalen, vice-presidente de marketing da Walt Disney Television para a América Latina.
A Globosat, programadora de canais das Organizações Globo, demonstra preocupação com as parcerias internacionais.
"Nenhum grupo internacional quer correr riscos. Eles usam o país como "dumping-ground' (depósito de lixo)", diz Alberto Pecegueiro, diretor-geral da Globosat.
"Essa visão não é correta. Associações como a da Band com a Sony criam espaço para talentos brasileiros", rebate Luiz Gleiser, diretor-geral de programação da TVA.



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