São Paulo, domingo, 08 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NO AR
O canal pago exibe, em dezembro, um documentário sobre a construção da Estação Espacial Internacional
Discovery Channel leva assinantes para o espaço

DA ENVIADA ESPECIAL A MIAMI

HÁ QUEM diga que a construção da Estação Espacial Internacional (ISS) -uma estação que servirá de habitação e lugar de pesquisas para os astronautas e que vai ficar a cerca de 400 km de altitude, na órbita da Terra- pode ser o começo de uma base de "turismo" no espaço para os seres humanos. Ainda não dá para dizer se será possível, mas, enquanto isso, o Discovery Channel adianta para seus assinantes como está e como vai ficar a Estação Espacial Internacional, que deve ficar pronta em 2005 e poderá alojar equipes de até sete pessoas por períodos de três meses.

A partir do dia 10 de dezembro, o canal apresenta o "Projeto Estação Espacial", um documentário que terá estréia simultânea em 150 países e vai mostrar, com imagens vindas diretamente do espaço e do centro de treinamento da Nasa, como está a construção da estação e a preparação dos astronautas que irão passar algum tempo lá. A produção conta ainda com imagens geradas por computação gráfica, permitindo mostrar como vai ficar a estação, por dentro e por fora, quando sua construção for concluída.
"Uma equipe com cerca de 30 artistas trabalhou durante quatro meses para criar as animações computadorizadas para o "Projeto Estação Espacial". A computação gráfica foi usada especialmente para preencher as lacunas onde estariam as peças que ainda não existem", explica Pierre de Lespiniois, produtor do programa.
"Trabalhamos com a Nasa e seu departamento de animação, que escaneou as plantas do projeto da estação para o computador. A partir daí, construímos uma estação espacial virtual, uma réplica exata."
Logo após, o canal exibe "Desafio Espacial", um programa que acompanha o projeto de construção da ISS, com detalhes das complicadas relações entre os países envolvidos no projeto -dentre os quais está o Brasil-e suas contribuições para a estação espacial.
Aproveitando a onda de projetos espaciais, o Discovery Kids também terá uma produção especial sobre o tema. O canal levou 12 crianças de várias partes do mundo, inclusive do Brasil -Railane Borges Gomes, de 12 anos- para uma visita ao Acampamento Espacial, em Huntsville, no Alabama (EUA), onde está o centro de treinamento da Nasa, para uma semana de tarefas e competições na qual experimentaram um pouco do treinamento dos astronautas de verdade.
As crianças, divididas em dois grupos que competiram entre si, experimentaram simuladores de vôo, de baixa gravidade, aterrissagens de emergência e tiveram aulas com os próprios astronautas.
O resultado será apresentado no mesmo dia 10 de dezembro, às 16h, no especial "Contagem Regressiva para a Missão: Astronauta".
(CLÁUDIA CROITOR)


A jornalista viajou a Miami a convite da Discovery Networks


Texto Anterior: Sydney: Olimpíada muda canais esportivos
Próximo Texto: Canais buscam "cara" local
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.