São Paulo, Domingo, 09 de Maio de 1999
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Emissora quer merchandising

da Sucursal do Rio

Apesar de "Força de um Desejo" ser uma novela de época, o preço de cada capítulo é o mesmo que os das outras novelas da Globo, R$ 90 mil.
Segundo o diretor de núcleo, Marcos Paulo, o custo da produção foi reduzido porque foi aproveitada parte do acervo de "Chiquinha Gonzaga", que retratou o mesmo período.
Outro forma encontrada para reduzir os custos de "Força de um Desejo" será a inclusão de merchandising na novela, fato que não é comum em produções de época.
"De forma nenhuma impusemos à concepção da história a necessidade de criar ganchos para incluir merchandising. Mas, agora que a trama está concebida, estamos começando a pensar sobre produtos que já existiam naquela época e ainda estão no mercado", diz Paulo.
Segundo o diretor, esses produtos poderiam ser a Caixa Econômica Federal, fundada em 1861, ou o Banco do Brasil, criado em 1808, que se encaixam na trama que envolve o conselheiro Felício Cantuária (José Lewgoy), dono do banco da fictícia cidadezinha Villa de Sant'Anna.
O autor Gilberto Braga disse que foi procurado pela produção para saber sobre a possibilidade de incluir merchandising.
"É claro que não me opus. Isso vai baratear a produção e sempre traz um ganho a mais para quem está envolvido."


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