São Paulo, domingo, 14 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme nacional vira série de TV

Divulgação
Heitor Martinez Mello e Rosana Garcia em cena do filme "Como Ser Solteiro"



O canal pago Multishow roda em julho o primeiro episódio da série "Como Ser Solteiro", baseado no longa-metragem dirigido por Rosane Svartman


ELAINE GUERINI
enviada especial ao Rio

Ricardo Solto, o personagem expert na arte da azaração do filme brasileiro "Como Ser Solteiro", promete estender para a TV paga a sua cruzada contra o namoro sério, o noivado e, principalmente, o casamento.
O estereótipo do garanhão de praia vai voltar à ativa, mais uma vez na pele do ator Heitor Martinez Mello, como um dos protagonistas da série homônima, de 26 episódios, que o canal Multishow produz a partir de julho.
"Como Ser Solteiro - A Série" vai retomar os encontros e desencontros amorosos da geração que está na faixa dos 30, aproveitando os principais personagens do longa-metragem dirigido por Rosane Svartman.
Rodado em película de 16 milímetros, o seriado volta ao "hábitat" do filme, a cidade do Rio de Janeiro -mais precisamente o prédio da rua Arthur Araripe, nš 63, onde moram alguns dos personagens centrais.
"Já que o filme agradou o público, sendo a terceira maior bilheteria deste ano entre os títulos nacionais, vamos dar continuidade à história. Agora, em formato de seriado de televisão", diz a diretora Rosane Svartman, 29.
A série, com estréia prevista para setembro -a princípio, nas noites de quarta-feira (21h30)-, vai seguir os moldes das sitcoms (comédias de costumes) norte-americanas. Os episódios terão 30 minutos de duração.
Do elenco do filme, que estreou em março e continua em cartaz em algumas cidades brasileiras, permanecem os protagonistas Ricardo e Cláudio (Ernesto Piccolo).
"Estamos fazendo apenas alguns ajustes no roteiro para essa transição da tela para a TV. O novo formato abre um leque de novos temas e personagens", conta Svartman, responsável pela redação final e pela direção geral da série.
Na televisão, Ricardo, o garotão que passa o dia na praia exibindo o corpo e se dedicando a novas conquistas, vai abrir o Bar dos Solteiros. Depois de dar uma volta ao mundo, graças ao dinheiro que ganhou com o lançamento do livro "O Manual do Solteiro", ele decide investir o pouco que sobrou.
"Vai começar tudo de novo. Ele mal chega ao Rio, e as garotas já ficam todas alvoroçadas por causa dele", conta Heitor Martinez Mello, 30, que diz ter seguido o conselho da diretora na caracterização do personagem.
Canalha
"Rosane nunca quis o canalha clássico. Durante as filmagens, ela sempre dizia: "O público tem de gostar de você'. As mulheres têm de dizer: "Ele é um filho da puta, mas bem que eu gostaria de levá-lo para a cama"', lembra o ator, que está atualmente no elenco da novela "Fascinação", do SBT.
De volta ao Rio, Ricardo reencontra Cláudio e vai morar com o amigo. O jornalista que não tem sorte com as mulheres acaba de se separar de Mônica (Rosana Garcia), que ele pede em casamento no final do filme -por pensar erroneamente que o filho que ela espera é seu.
Conhecido pela frase "a gente tenta ser inteligente, lê, vai ao cinema, mas as mulheres só estão interessadas no nosso corpinho", Cláudio está em crise. É rebaixado para a seção de horóscopo no jornal e não consegue mais sair com mulher nenhuma.
Os demais personagens voltam em esquema de participação especial. Rosana Garcia já confirmou presença no episódio "Recordar É Viver", em que Mônica e Cláudio têm uma recaída, mas acabam optando pela amizade ("para a saúde de ambos").
Julinho (Marcos Palmeira), o ex-namorado de Mônica que assume sua homossexualidade após viajar para Nova York, resolve voltar aos EUA. Mas, no dia da viagem, dá vexame ao se despedir dos amigos no aeroporto.
Cássia Linhares, que viveu Júlia no filme, também vai retomar o papel em alguns episódios. A personagem se mudou para Brasília, onde atua como deputada federal, mas vem visitar os amigos para retomar seu discurso feminista (agora menos radical).
A produção não descarta a possibilidade de usar no seriado algumas das personalidades que fizeram aparições no filme -como Pedro Bial, Bussunda, Gerald Thomas, Fernando Gabeira e Robson Caetano.
Novos personagens
Silvia Buarque, que interpretou a secretária da clínica de aborto no longa-metragem, vai ganhar um papel de destaque. Lia, sua personagem, se muda para o prédio onde moram Cláudio e Ricardo.
Ela tenta emprego como atriz, mas, como não consegue, ganha a vida jogando tarô e fazendo mapa astral. Doce e sonhadora, é do tipo que acredita em tudo o que lê -seja nas revistas femininas ou nas bulas de remédio.
Lia vai dividir o apartamento com Carla (a atriz ainda não foi definida). Esta é mais equilibrada e bem-sucedida profissionalmente, mas não costuma se dar muito bem nas questões do coração.
Após o sucesso do personagem de Marcos Palmeira, a produção resolveu incluir um gay no elenco fixo da série: Luciano. Trata-se de um pintor mineiro, que esconde sua opção sexual dos pais.
O ator para o papel ainda não foi definido. "Como Ser Solteiro - A Série" está atualmente em fase de pré-produção. A Raccord Produções, responsável pelo filme, divide a autoria do projeto da série com o canal Multishow.
"Somos parceiros desde a estréia do filme, quando o canal exibiu o making of e cobriu a festa de lançamento. O seriado é uma iniciativa em conjunto", afirma a produtora Clélia Bessa, 34.
Ela brinca que a imprensa pode ter tido participação na idéia de transpor "Como Ser Solteiro" para a TV. "Falaram tanto que era um ótimo produto para televisão que resolvemos fazer uma produção direcionada especialmente ao veículo."


A jornalista Elaine Guerini viajou ao Rio a convite do Multishow.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.