São Paulo, Domingo, 19 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NO FORNO
"Mais Você" terá menos culinária e colaboradores mais "sofisticados"; apresentadora adotará visual discreto
Ana Maria pode perder lado brega

Divulgação
Ana Maria Braga, que apresentará o "Mais Você" na Globo


THIAGO STIVALETTI
da Reportagem Local

BRUNO GARCEZ
da "Revista da Hora"

Quando a apresentadora Ana Maria Braga assinou contrato com a Globo em junho, comentou-se que emissora estaria assumindo um perfil "brega". Mas até agora, ao que tudo indica, é a Globo que está mudando Ana Maria, o que pode fazer com que ela perca identificação com seu público.
As dicas de culinária devem encolher, sendo "espalhadas" ao longo do programa -cujo título provisório é "Ana Maria Braga Mais Você".
As pessoas convidadas a apresentar quadros sugerem um programa menos popular do que Ana Maria fazia na Record.
Estão confirmados a estilista Glória Kalil -falando sobre moda- e o maquiador Duda Molinos -dando dicas de beleza.
Devem fechar contrato até o fim do mês o escritor Carlos Heitor Cony -que escreverá crônicas a serem lidas pela própria Ana Maria- e o psicólogo Oscar Quiroga -que fará comentário astrológico-, ambos da Folha.
A maior mudança será a inclusão de dois jornalistas, que farão duas reportagens por dia sobre comportamento.
O visual da apresentadora deve ser completamente mudado. Segundo Sônia Soares, figurinista do programa, estão vetadas camisas regata, tailleurs, camisetas e minissaias, peças usadas por Ana Maria na Record.
Ela deve trajar blazers, calças compridas e saias abaixo do joelho- tudo em cores amenas, como azul, cinza e preto. "Roupas de tons exuberantes, como vermelho, rosa ou marrom, estão descartadas", diz Sônia.
A maquiagem carregada será gradualmente atenuada, e os cabelos também sofrerão mudanças aos poucos. As luvinhas, sua marca registrada, serão preservadas, mas ficarão mais discretas.
"Isso é o mesmo que fazer o Pelé jogar com um calção monárquico só porque o futebol surgiu na Inglaterra", diz o estilista Clodovil, referindo-se ao esforço da Globo. "Não muda nada. Parece que não confiam no poder do jogador."
Clodovil nega que vá participar do programa e volta a citar Pelé: "Não trabalharia com ela de jeito nenhum. Seria o mesmo que colocar o Pelé para jogar num time de Sorocaba. Que Deus a ampare. Que ela seja feliz e fique milionária", diz.
"Mais Você" será diário e terá cerca de uma hora de duração, mas seu horário está indefinido -deve entrar entre 11h e 14h.
Dois quadros já ganharam nomes. "Amores & Amantes" repetirá a velha fórmula do game-show com casais, em que os participantes testam seus conhecimentos sobre o parceiro.
Em "Mães & Filhos", Ana Maria receberá personalidades e seus filhos para falar sobre os problemas de criação e educação.
O Louro José fará piadas como no "Note & Anote", mas deve ganhar ainda um quadro em que atuará sozinho. Uma das idéias é o "LJTV", um telejornal do louro.
O cenário deverá ser composto por um "loft" (espaço amplo e sem divisórias) com uma cozinha industrial, um espaço para receber convidados e um palco rotativo com telão para as reportagens.
A concorrência está se mexendo antes da estréia do "Mais Você". Há dez dias, o "Note & Anote", da Record -que era comandado por Ana Maria e hoje é pilotado por Cátia Fonseca- é dirigido por Rose Nogueira.
Rose foi uma das contratadas pela Globo para fazer o projeto do "Mais Você" antes mesmo de Ana Maria ser contratada, mas acabou preterida como diretora do programa. "Para o "Note & Anote", tento pôr em prática idéias diferentes das que desenvolvi lá", diz.
O jornalismo, no entanto, deve ser um ponto comum. Desde a sexta-feira retrasada, Rose incluiu reportagens no "Note & Anote" -uma delas teve pico de 11 pontos no Ibope, contra média de 8 do resto do programa. Outra novidade é a divulgação de classificados de empregos.
Ela também quer tornar semanais os conselhos da psicóloga infantil Suzy Camacho e do sexólogo Moacir Costa, e ter um quadro humorístico com Alex e Funai, do jornal matutino "Fala Brasil".


Texto Anterior: José Roberto Maluf: Sem censura
Próximo Texto: E La Nave... Va!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.