São Paulo, domingo, 24 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV PAGA
Ainda sem nome, atração terá como tema atividades filantrópicas, geralmente voltadas à educação
Raí será âncora de programa no canal Futura em novembro

CRISTIAN KLEIN
DA SUCURSAL DO RIO

DEPOIS de recusar convite para ser comentarista de futebol durante a Olimpíada, o ex-jogador Raí, 35, vai apresentar um programa no canal Futura. O assunto vai ser o terceiro setor, ou seja, as atividades filantrópicas, sem fins lucrativos, geralmente voltadas à educação. Raí conhece o assunto. Há dois anos, ele e o jogador Leonardo, do Milan (Itália), criaram a Fundação Gol de Letra, um projeto social para 150 crianças.

O programa no canal Futura vai mostrar iniciativas semelhantes. O nome ainda está indefinido. Pode ser "Boa Notícia" ou "Quem Faz a Diferença". Certo mesmo é o formato jornalístico. Além de apresentar o programa, Raí também vai atuar como repórter em pelo menos uma matéria de cada programa.
"Considero-me bem verde diante das câmeras. Mas o importante é usar o poder de penetração do esporte para defender causas", disse o ex-jogador. A estréia da atração deve ocorrer em novembro.
Raí espera que outros jogadores de futebol se engajem no terceiro setor, dando visibilidade a projetos sociais. "É importante a conscientização dos esportistas. Muitos vieram de uma realidade difícil. O poder do futebol é mal utilizado."
O ex-jogador contou que seu irmão Sócrates, também ex-jogador da seleção brasileira, está criando um projeto para os clubes de futebol. "O objetivo é que pelo menos 70% dos jogadores das categorias de base cheguem à universidade."
Raí e o irmão são duas exceções no futebol. Sócrates formou-se em medicina. Raí fez história e educação física, mas não completou os cursos. Hoje planeja voltar à faculdade, para estudar disciplinas avulsas na área de ciências humanas.
A idéia de trabalhar em projetos sociais, contou o ex-jogador, surgiu há cerca de dez anos, quando jogava no São Paulo com o meia Leonardo. "Quando nos reencontramos no Paris Saint-Germain, voltamos a falar sobre o assunto. Tudo veio com o sentimento de ser privilegiado num país de desigualdades."
O ex-jogador descartou a possibilidade de virar ator de novela. Afirma que quer descansar com a família. "Não sou hipócrita a ponto de dizer que não ligo para dinheiro, mas cheguei a uma situação (financeira) em que posso escolher o que fazer", disse.
Raí vai completar o time de apresentadores do canal Futura, que já conta com as atrizes Letícia Sabatella e Patrícia Pil- lar, os atores Cláudio Heinrich e Caio Blat e o músico Tony Belotto. "Convidamos o Raí não só porque ele é famoso, mas por ser um atleta cidadão, um exemplo que queremos multiplicar", disse Lúcia Araújo, gerente do canal.


Texto Anterior: Sydney: Editor de imagem conta a história da Olimpíada
Próximo Texto: Chegada da National Geographic causa fim do Superstation
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.