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Estrada Velha foi a 1ª ligação Rio-SP
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A inauguração da Estrada Velha Rio-São Paulo (SP-66), inicialmente com o nome de rodovia
Washington Luiz, em 5 de maio
de 1928, foi o ápice do processo de
desenvolvimento de São José dos
Campos na década de 20.
A estrada foi a primeira via ligando os dois maiores centros
econômicos do país, Rio de Janeiro e São Paulo, e foi muito usada
pelos moradores do Vale do Paraíba até a inauguração da via Dutra, em 1951.
Até a inauguração da SP-66, o
percurso de São José a São Paulo,
que era feito por meio da Estrada
de Ferro Central do Brasil, levava
cerca de quatro horas. Já, para
percorrer a distância de São Paulo
ao Rio Janeiro, eram necessários
cerca de seis dias.
Segundo o médico joseense Rubens Savastano, que mora em São
José há 75 anos, a construção da
Washington Luiz, além de reduzir
o tempo de trajeto entre São José e
a capital, contribuiu para o desenvolvimento industrial e a geração
de empregos.
"Os relacionamentos comerciais entre São José dos Campos e
São Paulo se estreitaram. Os empreendedores paulistanos começaram a voltar suas atenções para
o município", afirmou.
Outro benefício que a Estrada
Velha trouxe para a cidade, segundo o médico, foi a geração de
empregos.
"Um exemplo disso é a instalação das empresas de transportes
urbanos Pássaro Marron, que fazia o trajeto entre São José e as cidades vizinhas do Vale do Paraíba, e a Cabrilana, que fazia o trajeto até São Paulo", disse.
Já, para a socióloga, antropóloga e pesquisadora Luiza Irene
Galvão, a construção da rodovia
fazia parte de uma política estratégica de desenvolvimento industrial, iniciada pelo governo Washington Luiz.
"Na verdade, a industrialização
de São José não aconteceu por
causa da instalação das rodovias
Washington Luiz e Dutra. O plano de desenvolvimento da cidade
já existia. As construções vieram
para viabilizar os projetos do governo militar, que tinha a intenção de descentralizar as indústrias
da capital", disse.
Segundo Luiza, a construção da
Estrada Velha Rio-São Paulo foi a
responsável pelo povoamento das
cidades próximas à rodovia.
"A Washington Luiz deu origem às avenidas Heitor Villa Lobos, Benedito Matarazzo e Samuel Wainer", afirmou.
Após a construção da Estrada
Velha Rio-São Paulo, o governo
federal só viria a realizar o próximo investimento na construção
de rodovias em São José dos Campos em 1951, com a inauguração
da via Dutra.
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