São José dos Campos, Sexta-feira, 27 de Julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SÃO JOSÉ, 234 ANOS
Mitos do parque industrial local, Tecelagem Parahyba e Alpargatas agonizaram nos anos 70
Década de 70 trouxe a crise e as empresas

FREE-LANCE PARA A FOLHA VALE

Enquanto a vinda de multinacionais ajudava a transformar, na década de 80, a região de São José dos Campos em um pólo industrial, duas das mais tradicionais indústrias da cidade -a Tecelagem Parahyba e a Alpargatas- começavam a enfrentar dificuldades financeiras.
O período de crises acarretaria a mudança de perfil de suas atividades no início dos anos 90.
Nas décadas de 60 e 70, a atuação das duas empresas em São José dos Campos ampliou o mercado de trabalho para pessoas que não possuíam especialização profissional.
A Tecelagem Parahyba, segunda indústria a se instalar no município, encerrou suas atividades em novembro de 1993, retomando-as três meses depois como Fábrica de Cobertores Parahyba, já sob a direção dos funcionários.
Em 1998, para reduzir suas despesas com tributos federais, a fábrica decidiu passar a executar as suas atividades sob a forma de cooperativa.
Atualmente, a Coopertêxtil (Cooperativa dos Trabalhadores da Indústria Têxtil de São José dos Campos), como é chamada, que já teve um quadro de cerca de mil funcionários na década de 70, conta com 300 cooperados.
A empresa que, em 1943, chegou a uma produção anual de quatro milhões de cobertores, fechou o ano de 2000 com 676 mil peças produzidas.
"Estamos sobrevivendo a duras penas. Até o ano passado, utilizávamos uma caldeira [equipamento utilizado para a preparação de tintas para o tingimento dos cobertores] de 1923", afirmou o atual diretor da cooperativa, Paulo Roberto Palmeira.
Segundo Palmeira, a cooperativa está planejando a reformulação e a modernização de equipamentos em 2003, quando cerca de 80% dos funcionários estarão se aposentando.

Calçados
Já a Alpargatas, em 1992, depois de 33 anos de atividades, desativou a manufatura de calçados de São José dos Campos.
A empresa, que na década de 70 chegou a ter 4.500 empregados e a fabricar 150 mil pares de calçados por dia, mudou o ramo de suas atividades.
A Alpargatas Comercial e Imobiliária Ltda., empresa do grupo Alpargatas, criada em 1990, dividiu os 245 mil metros quadrados de área total da empresa em 69 lotes -18 deles de uso comercial e 51 para uso residencial. Nas instalações da antiga fábrica, funciona atualmente o Vale Desconto Shopping, inaugurado em 1994.


Texto Anterior: Embraer é exemplo de sucesso empresarial
Próximo Texto: "Foi como perder alguém da família"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.