Índice geral Veículos
Veículos
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Férias sobre rodas pedem manutenção

Antecipar a troca de peças cuja vida útil está perto do fim e moderar a bagagem ajudam a viajar com tranquilidade

Check-up básico pode ser feito em casa, mas verificação de sistemas mais complexos requer oficina especializada

DE SÃO PAULO

Não é excesso de precaução. Antes de pegar a estrada nas férias é preciso investir na manutenção do veículo para não ficar pelo caminho. O check-up básico é simples (veja no quadro). Alguns itens podem ser vistos em casa, como o estado das paletas dos limpadores do para-brisa, mas serviços complexos devem ser feitos na oficina.

"A manutenção das correias, por exemplo, requer mecânicos especializados. Montagem incorreta e presença de resíduos durante a troca podem causar quebra e danos graves ao motor", alerta Daniel Angelo, especialista em oficinas da Bosch.

A distância da viagem deve contar na avaliação. "Se a quilometragem para troca de peças será atingida durante o percurso, é melhor antecipar o serviço", afirma Angelo.

A manutenção preventiva também ajuda a economizar.

"Um componente danificado pode estragar outros e até causar acidentes. O ideal é verificar as peças seguindo o plano de revisões e antes de viagens longas", diz o engenheiro mecânico Denis Marum, gerente da Chevy Auto Center.

O viajante também não deve abusar da bagagem. "Veículos com mais peso exigem mais de freios e pneus e têm a estabilidade afetada", frisa Ricardo Bocki, professor de engenharia mecânica da FEI (Fundação Educacional Inaciana).

(RICARDO RIBEIRO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.